Aprender Excel pode facilitar sua vida pessoal e profissional
Aprender Excel pode facilitar sua vida pessoal e profissional

 

Responda rápido. Quando o assunto são os conhecimentos em informática, qual o seu real domínio de Excel? Reunimos aqui razões que vão te ajudar a entender a importância e as possibilidades de uso desse programa, tanto nas atividades pessoais como profissionais, para que você decida, de uma vez por todas, aprender Excel!

Editor de planilhas do pacote Office, da Microsoft, o Excel é um facilitador de vidas. Com enorme variedade de recursos, funções e fórmulas, esse software é uma ferramenta tão versátil que fica difícil atribuir a ela apenas uma finalidade. Mas, de forma resumida, dá para dizer que o Excel serve para controlar e organizar as informações, sendo um excelente aliado no cumprimento das rotinas e no melhor aproveitamento do tempo.

Apesar de fazer parte do cotidiano de grande parte das empresas, nem todo mundo pode dizer que domina o programa. É bem possível que você já tenha feito ao menos uma tabela ou gráfico mais simples, para alguma tarefa de trabalho ou estudo. Mas, se não conhece de fato tudo o que o Excel pode proporcionar, talvez não tenha noção – ainda – do que está perdendo.

 

3 motivos para aprender Excel de uma vez por todas

 

Aprender Excel: um aliado no cumprimento das rotinas e aproveitamento do tempo.
Aprender Excel: um aliado no cumprimento das rotinas e aproveitamento do tempo.

  

1 – Mais comodidade para controles do dia a dia

Na vida pessoal, o Excel pode salvar você em situações como:

 Organizar todo o orçamento doméstico;
– Registrar as despesas do dia a dia;
– Controlar as contas a pagar;
– Monitorar parcelas de cartão de crédito e dívidas;
– Acompanhar investimentos e rendimentos;
– Estimar os custos para a realização de objetivos e sonhos.

E tudo isso com muita rapidez, o que faz toda a diferença em um mundo que pede respostas e resultados ágeis.

2 – No trabalho, garanta controles essenciais e precisos em qualquer área:

– Faturamento;
– Produção;
– Vendas (ou serviços);
– Estoque;
– Fornecedores;
– Clientes;
– Funcionários e folha de pagamento;
– Metas e projeções;
– E muitos outros aspectos.

Profissionais em diferentes funções, em qualquer área de atuação, podem se beneficiar das facilidades do programa. Toda área com recursos a serem gerenciados, sejam eles materiais ou não, tem no Excel um grande aliado.

Você pode aplicar o programa para fazer controles, relatórios, gráficos, tabelas, listas, cronogramas… Com o conhecimento adequado, as possibilidades de uso do Excel são infinitas.

Importante ressaltar: o Excel pode trabalhar com dados próprios ou vindos de sistemas externos das empresas, como Oracle, SQL Server e SAP. Basta exportar a base de dados em Excel.

3 – Tenha um diferencial no seu currículo!

Toda essa diversidade faz do Excel um dos softwares mais utilizados por empreendedores e corporações no mundo todo. Em algumas áreas, como a logística, por exemplo, ter conhecimentos avançados do programa é pré-requisito em processos seletivos para vagas de emprego e promoções.

Em níveis avançados, do que o Excel é capaz?

Aprender Excel Avançado: muitas possibilidades
Aprender Excel Avançado: muitas possibilidades

 

Como você percebeu, o Excel permite quantificar, agrupar e sintetizar todo tipo de informação, possibilitando o acompanhamento de diferentes aspectos de um negócio ou do seu cotidiano. Em níveis mais avançados da ferramenta, ter o conteúdo consolidado de uma base de dados pode proporcionar uma análise profunda de informações e até detectar tendências para tomar decisões melhores e cada vez mais precisas. Mas esse é um assunto para outro post do blog.

E aí? Está convencido dos benefícios de aprender Excel? Com certeza, vale a pena buscar um curso para se aprofundar, conhecer a variedade de recursos e tirar proveito de todas as suas facilidades.

Colaboração: Valéria Piccoli, docente do Senac Penha.


Comentários

Comentários