A saúde que vem da orelha: entenda a auriculoterapia

A saúde que vem da orelha: entenda a auriculoterapia

A orelha esconde poderes que muita gente desconhece. Você já percebeu que o formato dela lembra o de um feto de cabeça para baixo? A auriculoterapia é uma terapia alternativa que pode complementar a medicina tradicional e se baseia nessa relação entre a orelha e o restante do corpo humano.

auriculoterapi_blog

Ela consiste em estimular pontos do pavilhão auricular que representam cada órgão e função do nosso organismo. Ao ser aplicada, a técnica reequilibra a energia necessária para o bom funcionamento do corpo.

No Brasil, a auriculoterapia é usada desde 1975, mas ganhou força em 2006, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou algumas práticas integrativas e complementares à Atenção Primária à Saúde (APS).

Mas, afinal, para que serve essa terapia? Quando é possível recorrer a ela?

A auriculoterapia é indicada para alívio rápido da dor, emagrecer, parar de fumar ou beber e também no tratamento de:
• intoxicação alimentar ou por medicamento;
• dor nas costas, no ciático, nos braços;
• hérnia de disco;
• enxaqueca;
• insônia;
• desvios de atenção;
• depressão, ansiedade, fobias, síndrome do pânico;
• perturbações do sistema nervoso autônomo (que controla respiração, temperatura corporal, circulação do sangue e digestão).

Muitas vezes, os efeitos aparecem já na primeira sessão. Mas é importante lembrar que o alívio dos sintomas depende da continuidade do tratamento, pois a auriculoterapia trabalha a causa do problema.

Contraindicações
A técnica não é indicada para mulheres grávidas, pessoas com doenças graves e quem usa medicamentos neurolépticos ou antipsicóticos fortes.

Tipos de mapa auricular
Na escola francesa, o tratamento é pelo método da reflexologia e neurofisiologia: massagem, cauterização, manipulação, cromoterapia e técnica da picada.

Já a técnica chinesa usa agulha semipermanente ou sistêmica, semente de mostarda, cristal, pontos de ouro, prata ou laser.

Colaboração: Rodrigo Guedes Boer, docente do curso de Auriculoterapia Francesa, no Senac Osasco


Comentários

Comentários

COMPANY NAME
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse, arcu, etiam pulvinar.
* we hate spam and never share your details.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.