Afinal, o que é economia colaborativa?

Muita gente tem falado sobre isso nos últimos tempos. É bem possível que você já tenha até, de alguma forma, contribuído para fazer essa roda girar. Mas, afinal, o que é economia colaborativa?

economia

Trata-se de um modelo de negócio que conecta pessoas ou organizações com interesses ou necessidades em comum. A proposta é gerar parcerias para trocas de serviços, produtos e conhecimentos. Com a internet e a popularização dos aplicativos e das redes virtuais, esse movimento ganha cada vez mais força.

As campanhas de financiamento coletivo (crowdfunding) para viabilizar projetos são um exemplo dessa nova economia. Não é difícil achar por aí quem tenha uma ideia, mas não possui grana para executar. Pode ser um filme, livro, álbum ou qualquer outro tipo de material. Ou até mesmo uma ação. A tecnologia faz a ponte: liga o idealizador com pessoas ou empresas que tenham interesse em ver aquilo virar realidade e possam investir dinheiro na iniciativa.

Compartilhamentos de veículos e lugares (local de trabalho, quarto ou a casa toda) e trocas de serviços e objetos (roupas, livros, ferramentas, eletrodomésticos) também são a cara da “era da colaboração”, que tende a ser positiva tanto para quem busca quanto para quem oferece.

Parece pouco? Dois números mostram o poder desse modelo de negócio:

  • Empreendimentos colaborativos movimentaram mais de 110 bilhões de dólares no mundo só em 2014, segundo a revista Forbes.
  • Mais de 80% dos executivos entrevistados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em junho de 2016 acreditam que a economia colaborativa pode até afastar a crise e combater o desemprego.

Viu só o potencial? Vale ficar de olho e acompanhar esse movimento.

Veja também!

Comentários

Comentários