Vai encarar novos desafios? Use o planejamento a seu favor.

Planejamento a seu favor para encarar novos desafios.
Planejamento a seu favor para encarar novos desafios.

Se você está prestes a encarar um novo desafio na vida pessoal ou profissional, nunca esqueça de usar o planejamento a seu favor.

Você pode não perceber, mas, intuitivamente, administramos, o tempo todo, nosso mais nobre projeto: a vida. Nela, há todos os elementos chamados gerenciáveis, como planejamento, concepção, objetivos, execução, riscos, custos, atribuições e diversos outros.

Ou seja, tudo o que fazemos, no âmbito pessoal ou profissional, necessita de planejamento. A preparação de uma viagem, como poupar dinheiro, a organização de uma festa, aquele churrasco para os amigos, a construção de uma casa, como alcançar a meta de estudos, e por aí vai…

Exemplificando melhor sobre este último item, imagine que seu objetivo seja conquistar um determinado percentual de acertos em uma prova. É um propósito realista, específico, mensurável e certamente atingível.

Contudo, para que isso se torne realidade, é preciso organizar um plano de estudo com o tempo que levaria para pesquisar cada tema até a data da realização da prova.

No começo, você poderia dedicar uma hora por dia e, conforme a proximidade do exame, os esforços seriam intensificados até chegar o período da conclusão dos estudos e o dia do teste.

Observe que, nesse exemplo, aparecem alguns elementos como o planejamento, a execução e a conclusão, ou seja, até se preparar para um teste. É um projeto, sem dúvida.

No mercado de trabalho, a lógica é a mesma. As empresas necessitam de pessoas capacitadas para gerenciar projetos e atingir objetivos de forma mais consistente e sistematizada.

Aquele que consegue entender como transformar suas atribuições em uma estrutura organizada conduzirá melhor suas atividades, será muito mais produtivo e, certamente, com mais chances de ascensão na carreira.

Tecnologia e planejamento a seu favor

Para ajudá-lo nesse desafio, tanto na vida pessoal como na profissional, há diversas ferramentas. O MS Project, criado pela Microsoft em 1985 e atualizado pela última vez em 2016, é um dos aplicativos mais completos.

De fácil utilização, tem recursos que possibilitam a otimização de funções, sempre de acordo com as características e especificidades de cada proposta.

Seguramente, com um pouco de disciplina e vontade, podemos organizar de forma mais eficiente as demandas da empresa e da vida! Nesse novo desafio que chega, faça um teste, planeje-se melhor e aproveite mais seu tempo!

 

foto-paulo
Paulo Roberto P. Dias é formado em gestão de TI, com MBA em sistemas de informação pela Fiap, e compõe a área de comunicação do Senac São Paulo.

Veja também!

Comentários

Comentários