Assuma o controle de sua vida financeira em 5 passos

Assuma o controle de sua vida financeira em 5 passos

Poupar dinheiro é muito importante. Esse hábito pode render a viagem dos sonhos, um carro novo, um curso, uma casa maior e até uma aposentadoria confortável.

vida financeira

Ao mesmo tempo, grande parte da população brasileira convive com dívidas e os altíssimos juros do cartão de crédito e do cheque especial.

Qualquer que seja o seu caso, saber economizar é uma competência sempre oportuna de ser desenvolvida. Podemos chamar também de fator determinante para fazer da frustração uma realização.

Separamos cinco dicas para ajudar você a assumir o controle de sua vida financeira:

  • Poupar é o mesmo que evitar o consumo imediato em prol do benefício futuro. Procure ter isso em mente. A tendência é de que, aos poucos, você incorpore essa ideia e ela se transforme em uma atitude rotineira.
  • Não tem jeito: se você não ganhou na mega-sena ou recebeu uma herança, a única forma de ter mais é gastando menos. Analise cada despesa e veja quais dá para diminuir ou cortar de vez.
  • Especialistas dizem: poupe ao menos 10% de sua renda. Não é possível? Ok, a vida está cara mesmo. Nesse caso, defina uma porcentagem realista, que caiba em seu orçamento, e se comprometa a guardar esse valor todos os meses.
  • Não gaste o que não tem. Considerar o limite do cheque especial como dinheiro seu é um tiro no pé. Para ficar longe das dívidas, foque na sua renda líquida mensal.
  • Se o cinto apertar mais, você até pode recorrer a empréstimos, crédito consignado e parcelamentos, mas com imensa cautela. As propagandas são tentadoras, porém as taxas de juros no Brasil estão entre as mais altas do mundo. Quer dizer: uma escorregada nesse campo minado pode afundar ainda mais as suas finanças.

Enfim, não é fácil, nem rápido, mas é possível. Equilibrar as contas exige organização e vontade. Portanto, foco no objetivo e mãos à obra!

Colaboração: Ranulfo Soares da Fonseca Junior, docente da área de gestão e negócios  do Senac Largo Treze


Veja também!

Comentários

Comentários

COMPANY NAME
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse, arcu, etiam pulvinar.
* we hate spam and never share your details.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.