Assuma o controle de sua vida financeira em 5 passos

Poupar dinheiro é muito importante. Esse hábito pode render a viagem dos sonhos, um carro novo, um curso, uma casa maior e até uma aposentadoria confortável.

vida financeira

Ao mesmo tempo, grande parte da população brasileira convive com dívidas e os altíssimos juros do cartão de crédito e do cheque especial.

Qualquer que seja o seu caso, saber economizar é uma competência sempre oportuna de ser desenvolvida. Podemos chamar também de fator determinante para fazer da frustração uma realização.

Separamos cinco dicas para ajudar você a assumir o controle de sua vida financeira:

  • Poupar é o mesmo que evitar o consumo imediato em prol do benefício futuro. Procure ter isso em mente. A tendência é de que, aos poucos, você incorpore essa ideia e ela se transforme em uma atitude rotineira.
  • Não tem jeito: se você não ganhou na mega-sena ou recebeu uma herança, a única forma de ter mais é gastando menos. Analise cada despesa e veja quais dá para diminuir ou cortar de vez.
  • Especialistas dizem: poupe ao menos 10% de sua renda. Não é possível? Ok, a vida está cara mesmo. Nesse caso, defina uma porcentagem realista, que caiba em seu orçamento, e se comprometa a guardar esse valor todos os meses.
  • Não gaste o que não tem. Considerar o limite do cheque especial como dinheiro seu é um tiro no pé. Para ficar longe das dívidas, foque na sua renda líquida mensal.
  • Se o cinto apertar mais, você até pode recorrer a empréstimos, crédito consignado e parcelamentos, mas com imensa cautela. As propagandas são tentadoras, porém as taxas de juros no Brasil estão entre as mais altas do mundo. Quer dizer: uma escorregada nesse campo minado pode afundar ainda mais as suas finanças.

Enfim, não é fácil, nem rápido, mas é possível. Equilibrar as contas exige organização e vontade. Portanto, foco no objetivo e mãos à obra!

Colaboração: Ranulfo Soares da Fonseca Junior, docente da área de gestão e negócios  do Senac Largo Treze.

Veja também!

Comentários

Comentários