Bebidas para eventos: dicas para surpreender seus convidados

Bebidas para eventos: dicas para surpreender seus convidados

Bebidas para eventos: afinal, o que servir?
Bebidas para eventos: afinal, o que servir?

Vinho, cerveja ou cachaça? Qual a melhor escolha de bebidas para eventos?

Sempre é tempo de confraternizar. Seja um amigo secreto com os colegas, aniversário, a ceia de Natal ou Réveillon… Todos momentos de alegria e festivos, mas vamos combinar: se você é o anfitrião, dá um trabalhão pensar nos detalhes e providenciar tudo, não é?

Escolher as bebidas, por exemplo. Pode ser difícil optar por um vinho que caia bem com a comida servida, ou uma cerveja diferente que agrade aos convidados. E cachaça, será que combina? Para ajudá-lo nessa missão, reunimos algumas dicas!

 

Dicas de bebidas para eventos

 

Vinho

Procure considerar o contexto em que será consumido. Para acompanhar pratos mais encorpados e gordurosos, os tintos são mais indicados, enquanto comidas leves – aves, peixes magros e vegetais – harmonizam bem com vinhos brancos ou rosados, refrescantes e frutados. Na sobremesa ou com queijos, são boas opções o Moscatel Espumante ou vinhos doces de colheita tardia, Vinho do Porto, Moscatel de Setubal e Moscatéis tipo Asti.

Para bebericar na praia ou piscina, a sugestão é um espumante ou vinho branco leve, com teor alcoólico mais baixo. Uma ideia para surpreender os convidados: coloque no freezer alguns bagos de uva tipo Itália branca, Ruby rosada ou escura e use-os como pedras de gelo.

Lembre-se:

  • Prefira os vinhos com a palavra ‘fino’ no rótulo (vinho tinto fino seco, vinho fino meio seco, vinho branco fino seco, etc.). Produzidos com uvas vitis viníferas, resultam em bebidas de melhor qualidade.
  • Não tenha medo de errar. Invista nos vinhos de sua preferência e, se couber no orçamento, compre também outros tipos para provar.


Cerveja

Que tal sair do tradicional e experimentar as cervejas especiais? Para serem consumidas em menor quantidade, oferecem grande variedade de aromas e sabores.

As com maior presença de lúpulo e encorpadas (como as India Pale Ale (IPA), American IPA, as Bitter, Strong Porter) são mais adequadas para pratos salgados. Com queijos, carnes e embutidos, caem bem as cervejas mais maltadas e as adocicadas (Bock, Stout, Blond Ale, Brown Ale). Comida oriental combina com as de trigo. Na sobremesa, experimente ousar com as Stout, Sweet Stout, Fruit Lambics, Chocolate Beer e Coco Beer, por exemplo.


Cachaça

Dá para consumir como aperitivo ou digestivo após a refeição. De preferência em doses reduzidas, já que tem alto teor alcoólico.

Cachaças brancas, puras e sem passagem por madeira podem ser usadas em drinks, como a famosa caipirinha. Já as que passam por umburana são bem aromáticas e podem acompanhar muitos pratos assados. As envelhecidas em carvalho ficam em pé de igualdade com vários conhaques e brandies. E as que passam por madeiras mais neutras, como ipê, amendoim, grápia, são harmônicas e macias no paladar.

E mais:

  • Use cachaças também para flambar e temperar carnes, como cabrito, pernil, tender, chester, frango, etc.
  • No preparo de sobremesas, elas podem substituir os conhaques.

Por fim, uma das dicas mais importantes: não se estresse. Aproveite para experimentar, ousar e usar a experiência como referência para futuras ocasiões.

Colaboração:
Agilson Gavioli, docente do Senac São Bernardo do Campo.


Veja também!

Comentários

Comentários

COMPANY NAME
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse, arcu, etiam pulvinar.
* we hate spam and never share your details.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.