Book fotográfico profissional: dicas essenciais para encantar o cliente
Book fotográfico profissional: dicas essenciais para encantar o cliente

Você já deve ter ouvido falar em book fotográfico profissional, não é mesmo?

Saiba que ele é um material muito importante principalmente na carreira de modelos ou atores, já que serve como um cartão de visitas para apresentar características, beleza e versatilidade às agências de casting ou outras empresas contratantes.

Com imagens bem produzidas, de excelente qualidade e alta resolução, esse portfólio é estratégico para mostrar os pontos fortes do fotografado.

Com todo seu potencial à mostra, é possível provar que ele é a melhor escolha para alcançar os objetivos do projeto do cliente: em um novo filme, novela ou campanha publicitária.

O mais legal é que esse produto fotográfico não está restrito ao meio artístico. O book fotográfico é indicado para qualquer profissional que busque boas fotos para uso em sites ou perfil nas redes sociais: médicos, advogados, empresários, palestrantes, consultores, entre outros.

Percebeu a responsabilidade e importância do fotógrafo para essa produção?. Afinal, é pelo seu olhar, técnicas e experiências que serão revelados os melhores enquadramentos, poses e focos do modelo.

Se você é fotógrafo e está em busca de novas oportunidades, confira os 6 passos essenciais para produzir um excelente book fotográfico profissional em estúdio.

Olha aí uma ótima forma de ampliar seu portfólio!

 

Confira 6 passos para um book fotográfico profissional excelente

 

Modern photo studio interior with professional lighting equipment
Book Fotográfico Profissional: ferramenta essencial na área artística.

 

1- Faça uma entrevista com o modelo

Em qualquer projeto, o planejamento é primordial para garantir a qualidade do trabalho final. No desenvolvimento de um book fotográfico profissional, a entrevista com o modelo que será clicado é a etapa inicial da pré-produção.

Essa conversa alinha expectativas entre fotógrafo e cliente, ajuda o profissional a conhecer as características do modelo. É nesse momento que o briefing e o objetivo do trabalho são estabelecidos, e o fotógrafo define exatamente o que fazer.

Anote itens importantes para nortear o bate-papo: a disponibilidade de horário do modelo; apresentação da estrutura disponível em seu estúdio; o prazo para término do trabalho com a entrega do material final.

 

2 – Elabore um roteiro

A partir da entrevista e com todas essas informações em mãos, você já consegue elaborar um roteiro detalhado. Nele devem constar os principais pontos que facilitarão o processo de produção.

Faça esse planejamento por escrito, descrevendo a quantidade e os looks, maquiagem e penteados que serão utilizados pelo modelo. Não esqueça de esboçar os diferentes tipos de iluminação, além de um check-list dos materiais e equipamentos necessários.

Na escolha dos figurinos (para área artística), é importante apresentar o modelo em diferentes situações, como look de praia, casual, sensual e festa. O ideal é ter, no mínimo, seis opções.

Lembre-se das parcerias! Em geral, o modelo já chega ao estúdio com cabelo e maquiagem prontos, mas você também pode buscar profissionais para oferecer esses serviços, agregando valor e profissionalismo ao seu trabalho.

 

3- Escolha as poses para o book fotográfico

Durante esse planejamento, cite as poses que irão compor o book fotográfico. Nunca esqueça que o foco principal é destacar as características e pontos fortes do modelo.

Outra dica é ter sempre à mão uma lista-padrão com todas as poses e enquadramentos essenciais para um book fotográfico.

Entre elas estão: modelo em pé, agachado, deitado e sentado. Objetos de apoio como cubos, cadeiras, bancos e escada ajudam muito na hora dos cliques. Nos enquadramentos, faça sempre fotos de corpo inteiro, meio corpo, rosto e close de rosto.

Trabalhe também diferentes expressões faciais. Para isso, direcione o olhar e o formato da boca do modelo para mostrar poder, sensualidade, delicadeza ou qualquer outra mensagem que seja o objetivo do projeto.

Fique atento aos cortes da foto! Procure não cortar as articulações do modelo, prefira fazer cortes nas intersecções para dar uma ideia de continuidade.

 

4- Coloque seu plano em ação

No dia do ensaio fotográfico, tenha seu roteiro sempre em mãos e procure seguir todas as recomendações planejadas.

Inicie a montagem de toda a estrutura bem antes da chegada do modelo e já deixe pronto o cenário e a iluminação que irá utilizar nas primeiras fotos. Reúna também no estúdio todos os equipamentos e materiais que vai precisar durante o trabalho.

 

5 – Faça uma direção de modelo eficaz

Quando começa a sessão fotográfica, inicia também o desafio de ajudar o modelo a fazer as poses e expressões faciais certas para gerar as melhores imagens. Essa direção eficaz é o ponto chave para atingir seus objetivos estéticos.

Para começar, deixe a pessoa confortável e à vontade. Se for necessário, faça exercícios de relaxamento para quebrar o gelo, principalmente se o fotografado não for modelo ou ator.

Outra dica importante é fazer a pose junto com o modelo. É um jeito rápido e simples para que a pessoa entenda o que você precisa para aquela foto.

Fique de olho na oportunidade! Siga seu roteiro de poses, mas fique atento para procurar sempre o melhor ângulo do modelo. E, quando encontrar um bom enquadramento, gire em volta do modelo e faça o máximo possível para desenvolver outras fotos.

Você deve dar 30 cliques por produção (look) e de 3 a 4 cliques em cada pose do modelo. Isso ajuda a não ter perda de clique e a ter um material bem variado. Esses cuidados agilizam a finalização, pois minimizam o trabalho no tratamento das imagens.

 

6 – Capriche na montagem do book fotográfico

Depois de tudo isso, não dá para falhar na finalização do projeto, não é mesmo? Por isso, faça a edição das fotos de forma cuidadosa.

A entrega para o cliente pode ser em arquivos digitais ou em formato de book impresso. A montagem do book fotográfico profissional impresso é composta, em geral, por 12 fotos no tamanho 20 x 30 centímetros. As demais fotos selecionadas podem ser salvas em um CD, ou disponibilizadas pela internet.

Utilize sempre materiais de qualidade, afinal, isso também valoriza o seu portfólio. Para isso, faça parceria com uma encadernadora fotográfica e entregue o projeto final em formato de livro encadernado.

Capriche também na escolha da primeira foto do book. Ela deve passar uma primeira boa impressão do cliente. Geralmente, é utilizada uma imagem de rosto do modelo que o mostre de forma mais natural possível e com o mínimo de tratamento de imagem.

Algumas agências de modelos e castings também solicitam um composite, tipo de composição fotográfica (montagem) que destaca as características principais de um modelo e é utilizada como um cartão de apresentação. Se for solicitado pelo cliente, selecione as melhores imagens e faça uma composição que valorize o modelo.

Aproveite essas dicas e bons cliques!

Conheça os cursos de graduação do Centro Universitário Senac.

Bacharelado em Fotografia
Tecnologia em Fotografia

Colaboração:
– Fernando Citroni, professor e coordenador dos cursos de Bacharelado e Tecnologia em Fotografia do Centro Universitário Senac;
– Newton Medeiros, fotógrafo, durante evento Vivência com Fotografe, realizado no Centro Universitário Senac.


Comentários

Comentários