Book fotográfico profissional: 6 passos para produzir um trabalho excelente!

Book fotográfico profissional: 6 passos para produzir um trabalho excelente!

Book fotográfico profissional: dicas essenciais para encantar o cliente
Book fotográfico profissional: dicas essenciais para encantar o cliente

Você já deve ter ouvido falar em book fotográfico profissional, não é mesmo?

Saiba que ele é um material muito importante principalmente na carreira de modelos ou atores, já que serve como um cartão de visitas para apresentar características, beleza e versatilidade às agências de casting ou outras empresas contratantes.

Com imagens bem produzidas, de excelente qualidade e alta resolução, esse portfólio é estratégico para mostrar os pontos fortes do fotografado.

Com todo seu potencial à mostra, é possível provar que ele é a melhor escolha para alcançar os objetivos do projeto do cliente: em um novo filme, novela ou campanha publicitária.

O mais legal é que esse produto fotográfico não está restrito ao meio artístico. O book fotográfico é indicado para qualquer profissional que busque boas fotos para uso em sites ou perfil nas redes sociais: médicos, advogados, empresários, palestrantes, consultores, entre outros.

Percebeu a responsabilidade e importância do fotógrafo para essa produção?. Afinal, é pelo seu olhar, técnicas e experiências que serão revelados os melhores enquadramentos, poses e focos do modelo.

Se você é fotógrafo e está em busca de novas oportunidades, confira os 6 passos essenciais para produzir um excelente book fotográfico profissional em estúdio.

Olha aí uma ótima forma de ampliar seu portfólio!

 

Confira 6 passos para um book fotográfico profissional excelente

 

Modern photo studio interior with professional lighting equipment
Book Fotográfico Profissional: ferramenta essencial na área artística.

 

1- Faça uma entrevista com o modelo

Em qualquer projeto, o planejamento é primordial para garantir a qualidade do trabalho final. No desenvolvimento de um book fotográfico profissional, a entrevista com o modelo que será clicado é a etapa inicial da pré-produção.

Essa conversa alinha expectativas entre fotógrafo e cliente, ajuda o profissional a conhecer as características do modelo. É nesse momento que o briefing e o objetivo do trabalho são estabelecidos, e o fotógrafo define exatamente o que fazer.

Anote itens importantes para nortear o bate-papo: a disponibilidade de horário do modelo; apresentação da estrutura disponível em seu estúdio; o prazo para término do trabalho com a entrega do material final.

 

2 – Elabore um roteiro

A partir da entrevista e com todas essas informações em mãos, você já consegue elaborar um roteiro detalhado. Nele devem constar os principais pontos que facilitarão o processo de produção.

Faça esse planejamento por escrito, descrevendo a quantidade e os looks, maquiagem e penteados que serão utilizados pelo modelo. Não esqueça de esboçar os diferentes tipos de iluminação, além de um check-list dos materiais e equipamentos necessários.

Na escolha dos figurinos (para área artística), é importante apresentar o modelo em diferentes situações, como look de praia, casual, sensual e festa. O ideal é ter, no mínimo, seis opções.

Lembre-se das parcerias! Em geral, o modelo já chega ao estúdio com cabelo e maquiagem prontos, mas você também pode buscar profissionais para oferecer esses serviços, agregando valor e profissionalismo ao seu trabalho.

 

3- Escolha as poses para o book fotográfico

Durante esse planejamento, cite as poses que irão compor o book fotográfico. Nunca esqueça que o foco principal é destacar as características e pontos fortes do modelo.

Outra dica é ter sempre à mão uma lista-padrão com todas as poses e enquadramentos essenciais para um book fotográfico.

Entre elas estão: modelo em pé, agachado, deitado e sentado. Objetos de apoio como cubos, cadeiras, bancos e escada ajudam muito na hora dos cliques. Nos enquadramentos, faça sempre fotos de corpo inteiro, meio corpo, rosto e close de rosto.

Trabalhe também diferentes expressões faciais. Para isso, direcione o olhar e o formato da boca do modelo para mostrar poder, sensualidade, delicadeza ou qualquer outra mensagem que seja o objetivo do projeto.

Fique atento aos cortes da foto! Procure não cortar as articulações do modelo, prefira fazer cortes nas intersecções para dar uma ideia de continuidade.

 

4- Coloque seu plano em ação

No dia do ensaio fotográfico, tenha seu roteiro sempre em mãos e procure seguir todas as recomendações planejadas.

Inicie a montagem de toda a estrutura bem antes da chegada do modelo e já deixe pronto o cenário e a iluminação que irá utilizar nas primeiras fotos. Reúna também no estúdio todos os equipamentos e materiais que vai precisar durante o trabalho.

 

5 – Faça uma direção de modelo eficaz

Quando começa a sessão fotográfica, inicia também o desafio de ajudar o modelo a fazer as poses e expressões faciais certas para gerar as melhores imagens. Essa direção eficaz é o ponto chave para atingir seus objetivos estéticos.

Para começar, deixe a pessoa confortável e à vontade. Se for necessário, faça exercícios de relaxamento para quebrar o gelo, principalmente se o fotografado não for modelo ou ator.

Outra dica importante é fazer a pose junto com o modelo. É um jeito rápido e simples para que a pessoa entenda o que você precisa para aquela foto.

Fique de olho na oportunidade! Siga seu roteiro de poses, mas fique atento para procurar sempre o melhor ângulo do modelo. E, quando encontrar um bom enquadramento, gire em volta do modelo e faça o máximo possível para desenvolver outras fotos.

Você deve dar 30 cliques por produção (look) e de 3 a 4 cliques em cada pose do modelo. Isso ajuda a não ter perda de clique e a ter um material bem variado. Esses cuidados agilizam a finalização, pois minimizam o trabalho no tratamento das imagens.

 

6 – Capriche na montagem do book fotográfico

Depois de tudo isso, não dá para falhar na finalização do projeto, não é mesmo? Por isso, faça a edição das fotos de forma cuidadosa.

A entrega para o cliente pode ser em arquivos digitais ou em formato de book impresso. A montagem do book fotográfico profissional impresso é composta, em geral, por 12 fotos no tamanho 20 x 30 centímetros. As demais fotos selecionadas podem ser salvas em um CD, ou disponibilizadas pela internet.

Utilize sempre materiais de qualidade, afinal, isso também valoriza o seu portfólio. Para isso, faça parceria com uma encadernadora fotográfica e entregue o projeto final em formato de livro encadernado.

Capriche também na escolha da primeira foto do book. Ela deve passar uma primeira boa impressão do cliente. Geralmente, é utilizada uma imagem de rosto do modelo que o mostre de forma mais natural possível e com o mínimo de tratamento de imagem.

Algumas agências de modelos e castings também solicitam um composite, tipo de composição fotográfica (montagem) que destaca as características principais de um modelo e é utilizada como um cartão de apresentação. Se for solicitado pelo cliente, selecione as melhores imagens e faça uma composição que valorize o modelo.

Aproveite essas dicas e bons cliques!

Conheça os cursos de graduação do Centro Universitário Senac.

Bacharelado em Fotografia
Tecnologia em Fotografia

Colaboração:
– Fernando Citroni, professor e coordenador dos cursos de Bacharelado e Tecnologia em Fotografia do Centro Universitário Senac;
– Newton Medeiros, fotógrafo, durante evento Vivência com Fotografe, realizado no Centro Universitário Senac.


Comentários

Comentários

COMPANY NAME
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse, arcu, etiam pulvinar.
* we hate spam and never share your details.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.