Dicas fáceis para fazer vídeos para a web

video

Você quer falar para o povo ouvir? Simples, use a internet. Hoje, é impensável transmitir qualquer ideia, massivamente falando, sem ajuda da rede.

Agora, se a sua vontade é mesmo atrair a atenção geral, pense na linguagem de vídeo. O recurso potencializa a audiência, o que faz uma baita diferença nesta era em que os estímulos vêm de todos os cantos e parece que o universo inteiro sofre de déficit de atenção.

Um porém: os vídeos já fazem parte do dia a dia de todo mundo que fica on-line. Com isso, a exigência aumenta. Em outras palavras: as coisas bem-feitas ganham mais aceitação que as toscas.

Mas como se destacar no meio de tantos conteúdos? Veja algumas dicas:

  • Um caminho superimportante é investir na qualidade da mensagem que você quer passar – afinal, é por causa dela que o vídeo está sendo feito, certo?
  • Outra escolha que faz toda a diferença: cuide da “embalagem” do material, seja um vídeo de um youtuber, seja um filme corporativo. Quer dizer, tente caprichar, dentro das suas possibilidades, na luz, no áudio, no foco e no enquadramento.
  • Antes de fazer o vídeo, pense nas etapas fundamentais do processo, que, necessariamente, envolve ideia, linguagem, roteiro, produção e edição.
  • Se abra aos softwares de edição e animação, como Adobe Premiere e After Effects. Mesmo que você não vire expert, saber como eles funcionam já ajuda a ajustar a cor e a luz, criar efeitos, corrigir problemas de áudio e outras coisinhas.
  • Seja dinâmico: a linguagem para a web precisa ser ágil. Isso é facilmente resolvido com uma fala contínua e uma trilha animada.
  • É bom ter equipamentos de qualidade. Mas, se a verba não permite, dá para criar vídeos bons usando o celular e muita criatividade.
  • Aliás, criatividade é um dos grandes diferenciais na hora de se produzir para a web. Uma boa ideia é mutável e flexível e permite que você vá evoluindo ao longo das produções.

Viu? Esses cuidados já garantem um acabamento melhor e o aspecto de coisa bem-feita que você quer transmitir 🙂

#ficaadica.

Wilson Amoroso, docente das áreas de TI/Computação Gráfica e Comunicação/Audiovisual, Comunicação Social e Fotografia do Senac Americana

Veja também!

Comentários

Comentários