O Estilista e o Modelista são peças-chave na criação, no planejamento e na produção de uma coleção de roupas.

Sem eles, nada acontece. Muitas pessoas, porém, desconhecem o que cada um deles faz. Para esclarecer essa dúvida – ou para aprimorar seus conhecimentos – dá uma olhada no perfil desses profissionais.

Entenda como é a atuação de cada um deles, por que são essenciais para o mundo da moda e confira algumas dicas para quem quer seguir essas carreiras.

 

Estilista

 

Estilista: cria, desenha, planeja e desenvolve roupas e acessórios.

 

1 – Qual é seu foco?

Atuar na área de criação de moda, elaborando e desenvolvendo coleções, estamparias e acessórios competitivos para diversos segmentos do mercado. Seu objetivo é apresentar a moda como algo que vai além do consumo, ou seja, que tenha atitude, identidade e comportamento.

 

2 – O que faz?

Cria, desenha, planeja e desenvolve roupas e acessórios. Busca atingir um consumidor, atendendo a uma necessidade, uma vontade, despertando desejo e considerando as possibilidades de aquisição desse público-alvo. É fundamental que tenha conhecimento do público para o qual vai desenhar produtos, o que faz com que seu trabalho possa ser valorizado e consumido.

 

 3 – Precisa estar atento às…

…tendências atuais, mercadológicas e comportamentais, às inovações, além de ter criatividade, espírito empreendedor e repertório cultural e variado. No processo de criação, portanto, são considerados fatores como: qualidade, sustentabilidade, tecnologia, originalidade e viabilidade do produto. Assim, o Estilista acompanha as mudanças que fazem da moda uma área em constante ruptura.

 

4 – Quais outras atividades compõem o seu trabalho?

Para produzir roupas que tenham identidade e uma venda expressiva, esse profissional precisa entender o DNA da marca e as estratégias do negócio de moda, sua identidade pessoal e o seu consumidor-alvo. Isso requer saber planejar uma coleção de moda, considerando: preço de custo e venda do produto, perfil do cliente, budget de vendas e mix de produtos.

Deve ter noções de gestão, marketing, materiais e novas formas para vestimentas e demais produtos de moda. Precisa criar uma concepção para toda a coleção, fazendo com que as peças tenham uma conexão e contem uma mesma história. Assim, trabalha formas, cores, estampas e materiais, para construir uma coleção com diferencial. E deve também planejar a distribuição de seus produtos e gerenciar a reprodução desses em escala e seriação.

 

5 – Por que é importante?

Porque é o responsável pelo desenvolvimento de coleções e por dar diretrizes para os profissionais de moda que produzirão a roupa. Ao compreender os desejos de um público consumidor, deve trabalhar com referências que atinjam seus objetivos como criador. Além disso, a moda necessita orientação, pois está constantemente mudando e segue os movimentos que ocorrem no dia a dia das pessoas. O papel do Estilista, portanto, é observar esses aspectos e apontar novos modos de vestir.

 

6 – Onde trabalha?

Em uma marca, confecção, empresa de moda ou como autônomo. Pode ter sua marca autoral, o que demanda preparo e entendimento de mercado.

 


Modelista

 

Modelista: desenvolvimento de projetos e na execução de modelagens para o vestuário.
Modelista: desenvolve projetos e executa as modelagens para o vestuário.

 

1 – Qual é seu foco?

Transformar a criação dos estilistas em realidade. É responsável por fazer a modelagem dessa criação, considerando questões como ergonomia, caimento dos tecidos e vestibilidade (potencial da roupa de adequar-se ao corpo, deixando-o livre e confortável para o movimento). Pode também confeccionar a primeira peça das coleções (peça piloto), validando a viabilidade da modelagem e da produção.


2 –
O que faz?

Atua no desenvolvimento de projetos e na execução de modelagens para o vestuário, tendo amplo repertório conceitual e histórico sobre a área de moda.


3 – Precisa estar atento à…

…aplicação das técnicas de modelagem para a construção de roupa, materiais e processos de produção.


4 – Quais outras atividades compõem o seu trabalho?

Projeta, executa e gerencia a produção de produtos de moda, a partir de técnicas de modelagem bi e tridimensionais. Para isso, considera a relação de proporção entre o corpo humano e a roupa, atendendo às necessidades ergonômicas do vestuário. Desenvolve modelos, realiza a gradação dos moldes, adaptando-os aos diferentes tamanhos que compõem a tabela de medidas.


5 – Por que é importante?

Porque é o responsável pela materialização da criação, viabilizando o planejamento e a execução da produção da roupa. Esse processo é realizado por meio da interpretação da modelagem plana ou tridimensional, sob medida ou produzida em grande escala.

Assim, esse profissional atende às necessidades da gradação em diferentes tamanhos determinados pela indústria. E, com isso, faz a composição das fichas técnicas, que contêm: o descritivo do desenho técnico dos modelos; o consumo de materiais e aviamentos; as técnicas de costura e acabamento; e o cronograma de produção, bem como o desenvolvimento da pilotagem.


6 – 
Onde trabalha?

Em uma confecção, empresa ou ateliê. Pode trabalhar também como autônomo prestando serviço de modelagem para clientes, Estilistas e marcas.


7 –
 O modelista tem que saber costurar?

Sim. Após a etapa de desenvolvimento da modelagem da roupa, a montagem é outra fase fundamental. O conhecimento das diversas técnicas de costura e de diferentes maquinários possibilita garantir a qualidade da construção e do acabamento.

Esse domínio proporciona também a melhor adequação entre o design do modelo e o caimento dos tecidos e aviamentos. Dessa forma, esse profissional pode atuar como coordenador ou gerente de produção, orientando o trabalho da equipe de desenvolvimento de produtos, Piloteiras e costureiras.

 

Estilista, Modelista, Piloteiro e Costureiro:
qual a função de cada um deles na produção de uma roupa?

O Estilista cria, elabora e desenvolve coleções de moda, estamparias e acessórios. O Modelista projeta e desenvolve a modelagem da roupa criada pelo Estilista, considerando a relação de proporção entre o corpo humano e a roupa. Sabe também cortar e costurar uma peça, pois é assim que confere a qualidade de sua modelagem.

Orienta o Piloteiro, que é o responsável pela pilotagem da primeira peça, testando questões como modelagem e produção. A partir da aprovação da peça, ela vai para a linha de produção para ser montada pelos Costureiros.

Colaboração: Tatiana Putti, Coordenadora de Moda do Senac.

 

Quer conhecer os cursos de graduação de moda do Senac?

Para conferir detalhes sobre a formação em estilismo e modelagem, e fazer inscrição no processo seletivo 2018 – 1º semestre, clique aqui.

 


Comentários

Comentários