Economia de água também reflete no bolso. Saiba como poupar.

Economia de água também reflete no bolso. Saiba como poupar.

economia_agua_dinheiro

Após uma série de quedas, este ano, o Sistema Canteira registrou, pela primeira vez na história, nível de fornecimento abaixo de 10%.

Com o objetivo de evitar o racionamento, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o governo estadual, responsáveis pelo abastecimento, tomaram algumas medidas para estimular a redução do consumo. Por exemplo, o programa de bônus por economia de água, que desconta 30% na conta das residências que reduzirem o consumo em 20%.

Confira algumas dicas da Sabesp para evitar o desperdício de água:

  • Louça: ensaboar a louça com a torneira fechada evita o desperdício de 97 litros (em casa) ou 223 litros (em apartamento).
  • Roupa: no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as peças. A cada 15 minutos de torneira aberta o gasto de água é de 270 litros (o dobro de um ciclo completo de lavagem em uma máquina com capacidade de 5 quilos).
  • Chuveiro: um banho de cinco minutos, fechando a torneira para se ensaboar, deixa de gastar 90 litros (em casa) ou 162 litros (em apartamento).
  • Quintal e calçada: Se a necessidade é varrer o piso, tirar as folhas e o lixo, use uma vassoura. A cada 15 minutos de mangueira ligada, 279 litros de água vão embora.
  • Carro: Lavar o carro com balde economiza 176 litros.
  • Plantas: Regue as plantas com um regador ou mangueira com esguicho-revólver, pela manhã ou à noite, para evitar a evaporação; a economia é de 96 litros.
  • Vazamentos: Verifique suas instalações, faça testes de vazamento e poupe água e dinheiro. Por exemplo, um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça 3,2 mil litros de água em um dia.

Conheça os cursos na área de meio ambiente oferecidos pelo Senac São Paulo.

Veja também!

Comentários

Comentários

COMPANY NAME
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse, arcu, etiam pulvinar.
* we hate spam and never share your details.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.