Happy young student with red backpack
Enem 2017: confira dicas para se dar bem na prova

 

O Enem 2017 está chegando! Após meses de estudo, milhões de candidatos já cuidam dos últimos preparativos para a prova.

Uma das novidades deste ano é que os exames serão aplicadas em dois fins de semana, nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o país. Bem melhor, né?

Nessa reta final, controlar a ansiedade e manter o ritmo de estudos são os maiores desafios, mas também podem ser os diferenciais para se dar bem no Enem.

A poucos dias da prova, o que é importante fazer – e não fazer – para conseguir mostrar o seu melhor?

 

Enem 2017: confira 6 dicas essenciais que reunimos para você

 

entrevista_post1_

 

1


O que estudar?

 

Nos últimos dias que antecedem ao exame, não se desespere tentando aprender assuntos novos e complexos. Você já se dedicou a estudar pontos complicados ao longo do ano. Agora é o momento de revisar os conteúdos que são seus pontos fortes.

Faça simulados e exercícios de provas anteriores. No Enem 2017, pela primeira vez, as disciplinas serão divididas basicamente entre as áreas de humanas e exatas. Não esqueça que o mais importante ao fazer os simulados nem é o resultado, mas sim a experiência de vivenciar o exame. Isso ajuda você a se familiarizar com o estilo e as regras e temas recorrentes do Enem, além de dar uma noção de como administrar o tempo para cada questão.

 

2


Relaxe.

 

Disciplina é importante não só para estudar. Nessa última etapa, é necessário manter o equilíbrio entre a revisão das matérias que já domina e o tempo de descanso – procure ter boas noites de sono, fazer atividade física, meditar, ouvir música… Estar relaxado no dia do exame faz toda a diferença para ajudar a ter controle emocional, lembrar do que estudou nos últimos meses e organizar melhor o tempo.

 

3


Atenção ao local e horário!

 

Lembre-se de que o Cartão de Confirmação da Inscrição estará disponível a partir do dia 20 de outubro na Página do Participante ou no Aplicativo Enem 2017.

Visite o local da prova com antecedência, para conhecer o trajeto e calcular o tempo que precisa para chegar até lá.

Não se atrase! Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas, pelo horário oficial de Brasília. O exame começa às 13h30.

Informação importante sobre o horário:

A partir do dia 15 de outubro, à meia noite, começa o horário de verão nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Se você fará a prova nas regiões Norte ou Nordeste, fique atento à variação no horário do seu exame. Vale sempre o horário oficial de Brasília!

 

4


Faça um check-list!

 

Antes de sair de casa, confira se pegou tudo:

  • cartão de confirmação;
  • documento de identificação original, oficial e com foto;
  • caneta esferográfica preta em material transparente;
  • Se quiser, leve água e algo para comer.

 

Na hora da prova

 


Seja prático!

 

Depois de conferir seu nome e número de inscrição na prova, faça uma leitura atenta da prova inteira e já identifique quais questões você considera fáceis, medianas e difíceis. Comece pelas mais fáceis e deixe as mais complicadas para o final.

 

6


Mantenha a tranquilidade

 

Nervosismo e pressa fazem a gente cometer erros bobos, como rasurar o gabarito, assinalar uma questão errada, não colocar título na redação ou até esquecer de assinar o próprio nome. Já pensou?

Então, cuidado para não se prejudicar à toa.

Pronto! Agora é hora de buscar tranquilidade, ficar com a família e os amigos, fazer atividades leves e dormir bem.

Respire fundo, confie em você e boa prova.

Estamos torcendo por você!

 


Aproveite para conhecer os cursos presenciais de graduação do Centro Universitário Senac – Vestibular 2018.

 

Colaboração: Cibele Leão Almeida, docente do Senac Penha.


Comentários

Comentários