Ensaio Fotográfico: dicas para um trabalho de destaque.
Ensaio Fotográfico: dicas para um trabalho de destaque.


Você sabe realmente o que é um ensaio fotográfico?

Apesar de ser um termo bastante comum no mundo da fotografia, muita gente faz confusão sobre o seu real significado.

Para tirar qualquer dúvida, vamos lá.

De maneira geral, a característica principal de um ensaio fotográfico é expressar a opinião do artista (fotógrafo) sobre determinado tema. E como ele faz isso na prática?

O fotógrafo clica imagens que representam sua visão sobre um assunto, gerando no espectador uma ou mais reflexões sobre aquele ponto de vista.

Mas atenção! Apesar de o ensaio ter diversas vertentes, não pode ser confundido com o fotojornalismo, que tem um objetivo bem claro: informar, servir de elemento para um trabalho de apuração jornalística.

Já no ensaio, há declaradamente a intenção do fotógrafo em transmitir uma ideia, um conceito.

 

Conheça os 5 desafios para fazer um ensaio fotográfico de qualidade

 

Ensaio fotográfico: transformando ideias e conceitos em imagens.
Ensaio fotográfico: transformando ideias e conceitos em imagens.

 

 

1. Escolher o tema

É fundamental definir um assunto que faça sentido para quem fotografa. Pense no que atrai sua curiosidade, no que desperta seu interesse e tem potencial para movê-lo a explorar diferentes reflexões.

As possibilidades são infinitas: uma planta, um lugar, uma pessoa ou comunidade, uma manifestação cultural ou religiosa, uma denúncia, um sentimento… não existe tema mais ou menos relevante. O que enriquece o ensaio é a forma como o assunto é abordado.

 

2. Garantir o ‘diálogo’ entre as imagens

Não basta juntar um conjunto de fotos sobre o assunto escolhido. Em um ensaio, o fotógrafo precisa buscar uma coerência, estabelecer um ‘diálogo’ entre as imagens. Torná-las vivas e pensantes.*

Se algo não parece muito claro, é porque em algum momento a conexão entre as imagens não está bem resolvida. Siga sua intuição. Mas também é importante lembrar: um bom ensaio mantém um segredo, uma aura, um mistério. Nunca conte tudo, deixe no ar. Deixe as pessoas observarem seu trabalho criando diferentes mensagens, questionamentos…

Dica: utilize elementos que as unam, como um mesmo ângulo ou cenário, um grupo de cores similares, uma lente ou um recurso técnico específico.

Em um ensaio, é importante criar composições que se conectem, seja pelo estilo, seja pela forma e/ou pela estética. Lembre-se: a criatividade é o ponto alto do trabalho.

 

3. Possuir conhecimento técnico

O fotógrafo pode abusar da criatividade em um ensaio, não precisando seguir necessariamente todos os parâmetros técnicos da fotografia. Mas saiba que, para quebrar regras, é necessário conhecê-las muito bem.

Assim, é fundamental que o artista tenha pleno domínio sobre luz, fotometria, velocidade, profundidade, foco, etc. Em relação ao equipamento, ele deve ser compatível com o objetivo do trabalho.

 

4. Ser inovador

Para encarar um ensaio fotográfico, o profissional precisa reunir algumas características imprescindíveis para um trabalho de destaque. Quem se propõe a fazer ensaios deve desenvolver ainda mais um perfil observador, inquieto, questionador e ser corajoso para seguir a intuição.

Tudo isso para encontrar um aspecto único sobre um tema, articulando uma nova visão sobre assuntos que, muitas vezes, já foram explorados em outros trabalhos.

 

5. Ter um olhar apurado e amplo repertório

Para ser inovador e criativo, não basta boa vontade, não é mesmo? Um profissional só consegue boas ideias se investir constantemente em sua bagagem cultural. Ler, pesquisar, estar bem informado e atento ao que acontece ao redor é essencial para construir um olhar crítico sobre o mundo.

Então, já sabe: abra a cabeça e os horizontes para diferentes áreas: desde a literatura, cinema, passando pela filosofia, artes plásticas, biologia, etc.

 

Algumas dicas para fotografar pessoas

 

Ensaio fotográfico: a importância dos retratos.
Ensaio fotográfico: a importância dos retratos.

 

Ensaios podem ter diferentes tipos de temas, como vimos na lista acima. Se a escolha é por fazer um ensaio com a participação de pessoas, anote algumas dicas que podem ajudar a conseguir boas fotos.

• O fotógrafo deve conhecer a dinâmica de poses comuns, mas entenda que cada pessoa é diferente. É importante observar não apenas as características físicas do fotografado, mas também compreender e analisar a linguagem do corpo, as nuances de expressão e buscar a beleza natural dos gestos.

• É comum as pessoas buscarem imagens que fiquem bonitas. Em um ensaio, isso também é importante, mas vale tentar pensar mais na comunicação do que na beleza, dispondo a organização dos elementos na cena para que a intenção da mensagem seja alcançada.

• Por fim, uma dica básica, mas que vale ouro: é vital que haja uma conexão com a pessoa ou o grupo que está sendo fotografado e que eles tenham entendimento sobre o trabalho e suas intenções. Estabelecer esse nível saudável de comunicação e empatia com as pessoas é crucial para obter um bom clique.

 

 Atuação profissional

 

Photographers computer with photo edit programs.
Ensaio fotográfico: trabalho do profissional é autônomo na maioria das vezes.

 

Quem produz ensaios, assim como em outros tipos de trabalhos fotográficos, geralmente atua de forma autônoma.

Como todo início da carreira da área, o reconhecimento e o retorno financeiro só vêm depois de alguma experiência e muito trabalho. Mas, com o tempo, é possível adquirir prática e experimentar diferentes possibilidades e, assim, aumentar as chances de criar ensaios de destaque.

Quem sabe você não vire um fotógrafo renomado, com exposições que percorram o país ou o mundo?

Bons cliques.

 

Colaboração:
Paulo Cesar Pereira, fotógrafo e docente de fotografia do Senac Lapa Scipião, recentemente premiado em 2º lugar no ND Awards 2017, categoria de fotografia de natureza com o projeto Diversitas.

*Referência: Samain, Etienne. “Como Pensam as Imagens”.


 

Comentários

Comentários