Como conversar com meus pais sobre a minha escolha de faculdade na...

Como conversar com meus pais sobre a minha escolha de faculdade na área de moda?

O desafio da escolha de faculdade na área de moda!
O desafio da escolha de faculdade na área de moda!

 

Quer fazer uma graduação nesta área, mas sua família tem dúvidas sobre sua escolha de faculdade? Que tal conversar com seus pais e, por meio de argumentos concretos, apresentar o potencial desta carreira? Bora mostrar para eles que este mercado está em plena expansão, repleto de possibilidades, além de unir teoria, criação, prática e muito mais. Confira, a seguir, o que faz da moda uma área superinteressante e promissora.

– Como começar?
O diálogo é o melhor caminho para que as pessoas se entendam. Paciência, educação e respeito devem ser ingredientes na conversa com seus pais sobre sua escolha da faculdade. Prepare-se: pesquise para ficar por dentro do assunto e para construir sua argumentação. Lembre-se que você também precisa ouvir o que eles têm a dizer.

– Construindo a estratégia
Diálogo estabelecido, é hora, então, de mostrar aos seus pais um mapeamento do curso de moda, indicando o que ele pode oferecer e onde pode levá-lo. Apresente as principais disciplinas da grade curricular, a metodologia utilizada e a estrutura da universidade que você pretende cursar. Ter uma instituição reconhecida e renomada por trás da sua futura formação é uma forma de tranquilizá-los sobre o investimento no seu futuro.

– Busque informações…
Visite as instalações da faculdade que você quer cursar. Se possível, converse com alunos que já estudam moda. Veja a possibilidade de assistir a apresentações finais de curso dos alunos e de conferir mostras e exposições na própria faculdade. E, para conhecer melhor esse universo, faça workshops e cursos de curta duração de temas relacionados à sua área de interesse como: desenho de moda, costura, modelagem.

que justifiquem a sua escolha
Participe de palestras sobre as diferentes profissões de moda, o curso e a faculdade e depois converse com seus pais sobre o que você ouviu. Se conseguir, leve-os com você para estes eventos: ouvir os argumentos direto da fonte pode ser uma ótima maneira de eles entenderem a importância desta carreira. Outra dica é olhar, com eles, as vagas disponíveis no mercado e analisar: quais exigências elas pedem? Qual é perspectiva de salário? Qual é a formação desejada?

– Um mercado promissor
Por desconhecimento, muitas pessoas não sabem que a moda é, de fato, uma área de carreiras promissoras. Mas essa falta de informação cai por terra diante de alguns dados atuais, como os que apresentamos a seguir. Use-os a seu favor. Para se ter uma ideia de como este é um caminho empreendedor, só no Brasil o mercado de moda*:

– Gera cerca de 1,5 milhão de empregos diretos e 8 milhões indiretos;
– É o segundo maior empregador da indústria de transformação;
– Faturou 130 bilhões de reais em 2016, com perspectivas de faturar cerca de 135 bilhões de reais  em 2017;
– Além disso, o país é referência mundial em design de moda praia, jeanswear e homewear, com crescimento expressivo também nos segmentos de fitness e lingerie;
– Vale destacar ainda que o Brasil é a última cadeia têxtil completa do Ocidente. Ou seja, somente por aqui nós ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo.

*Dados: Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil)

– Bons exemplos
Faça uma lista de profissionais que estudaram moda, começaram do zero e chegaram lá. Bons exemplos ajudam a inspirar o futuro que os pais almejam para os filhos.

– Por que fazer a graduação é importante?
Você pode fazer muitos cursos, mas, para a carreira de moda, ter uma graduação é um diferencial que proporciona uma formação qualificada e abrangente. A área tem cursos de nível superior com enfoque empreendedor e muita prática, ou seja, se é isso mesmo o que você quer, estímulo para se desenvolver e criar não vai faltar.

– Um longo caminho
Provavelmente seus pais querem que você tenha um bom emprego e seja um profissional de sucesso, certo? Mas isso não acontece do dia para a noite. Vale relembrá-los que uma carreira é uma construção, um caminho a ser percorrido, que envolve estudos e esforço – e para o qual você precisa de total apoio.

– Para arrematar
Depois de todo esse esforço, possivelmente, os seus pais vão encarar a sua vontade de se formar em moda com outros olhos. Não esqueça de convidá-los para participar de todo esse percurso de descobertas. A formação é um momento da maior importância para qualquer profissional de sucesso. Acredite em você e faça seus pais entrarem na sua!

Quer conhecer os cursos de graduação de moda do Senac e se inscrever? Clique aqui para Estilismo e aqui para Modelagem.


Veja também!

Comentários

Comentários

COMPANY NAME
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse, arcu, etiam pulvinar.
* we hate spam and never share your details.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.