Precisa escolher uma faculdade de moda, mas não sabe avaliar qual se encaixa melhor no seu perfil? Confira, a seguir, um check-list de dicas para lhe ajudar!

 

O desafio de escolher uma faculdade de moda!
O desafio de escolher uma faculdade de moda!

 

Ok, você já deu um passo superimportante e finalmente sabe o que quer estudar, mas ainda precisa escolher uma faculdade de moda que mais atende ao que procura?

Dá uma olhada neste check-list do que vale a pena ser considerado na hora de tomar a sua decisão.

 Passos para escolher uma faculdade de moda

 

 – Reputação & credibilidade

É essencial que a instituição e o curso sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação. Mas, além disso, uma boa pesquisa pode revelar muito sobre a reputação da universidade. Procure saber: há quantos anos existe o curso de moda por lá? Como o mercado enxerga os profissionais deste curso? Quantos alunos do curso são formados todo ano?

Ah, e a inserção de alunos e recém-formados no mercado de trabalho é sempre um ótimo indicativo do potencial da faculdade.

DICA: uma boa forma de conhecer uma universidade é fazer uma visita monitorada e descobrir todas essas informações ao vivo, direto da fonte. Como? Simples: basta fazer uma ligação e agendar. Na ocasião, aproveite para conversar com professores e alunos que encontrar por ali.

– Por dentro do curso

Já sobre o curso, fique de olho: como é a grade curricular? Que assuntos são trabalhados por semestre? Como funciona o projeto pedagógico? Qual é a metodologia? Existe a possibilidade de desenvolver projetos ao longo do curso? Como é a formação de repertório do aluno? E como ele é instigado a propor e a criar?

– Estrutura e professores

Salas de aula, laboratórios e equipamentos em boas condições e atualizados são ferramentas importantes para a aprendizagem. Outro ponto essencial é conhecer o perfil dos seus “futuros professores”: qual é a bagagem acadêmica desta turma? Eles têm experiência na área? Quanto mais engajados e abertos ao diálogo eles forem, melhores serão as aulas!

DICA: Vale a pena checar também a produção dos estudantes da faculdade que você está procurando. Muitas vezes é possível acompanhar exposições, mostras e trabalhos de conclusão de curso feitos por eles. O que é produzido ali reflete diretamente a qualidade daquela instituição.

– Formação equilibrada

O mercado da moda está intrinsecamente relacionado a alguns fatores: criação, modelagem, comportamento, imagem de moda, repertório cultural, negócios e empreendedorismo.

Por isso, uma boa faculdade nesta área deve oferecer uma formação capaz de instigar e dar espaço para a criatividade do aluno, com um olhar aguçado também para a realidade e as perspectivas do mercado.

– O melhor investimento

E como dinheiro é sempre um tema importante, dá uma olhadinha neste post e entenda por que investir na sua formação não tem preço.

Em resumo, respire fundo, tome o tempo que for necessário até encontrar essas informações e entender se o que você encontrou tem a ver com as suas expectativas. Se a resposta for sim, tudo indica que você está no caminho certo.

Por fim, não custa lembrar que esta escolha é superimportante e deve ser feita com consciência. Afinal, é o seu futuro que está em jogo! Boa sorte!

Quer conhecer o Centro Universitário Senac – Santo Amaro? Agende uma visita aqui.

Você já conhece os cursos de graduação em moda do Senac?

Saiba mais sobre a formação em estilismo e modelismo.

 


Comentários

Comentários