Quer fazer faculdade de moda? Conheça os dois cursos do Senac

Conheça as duas opções de cursos superiores da Faculdade de Moda do Senac: Estilismo e Modelagem  

Attractive young woman
Que tal fazer uma faculdade de moda?

Atuando com moda há mais de 40 anos, o Senac tem dois cursos de nível superior nessa área: Estilismo e Modelagem.

História dos cursos

Criados há quase 20 anos, os cursos são super-reconhecidos e têm um nome consolidado. Sabe por quê?

1 – Eles têm uma proposta pedagógica alinhada com as demandas da área de moda.
2 – Utilizam uma metodologia que alia conhecimento (teoria) à experiência (prática).
3 – E possuem espaços de aprendizagem supermodernos.

Por que existem dois cursos?

Desde o início desses cursos, o Senac percebeu que o mercado da moda precisava de dois profissionais diferentes: o estilista e o modelista, funções essenciais para a área da moda. Eles trabalham juntos, atuam de formas diferentes, mas são complementares.

O Estilista – Trabalha com estudos de comportamento, life style e criações, elabora e desenvolve coleções, estamparias e acessórios de moda competitivos para diferentes segmentos do mercado. Na prática, busca atingir o consumidor, atendendo a uma necessidade do vestir, com o desafio de despertar nas pessoas o desejo por um estilo particular. Bacana, né?
O Modelista – Interpreta o desenho da coleção, planeja o desenvolvimento das peças e busca soluções técnicas e inovadoras para definir a construção da roupa de acordo com projetos desenvolvidos pelo estilista. É o modelista quem desenvolve a modelagem e coordena a produção das peças de acordo com as demandas de consumo. Na prática, projeta, planeja e executa diferentes técnicas de modelagem 2D e 3D.

 

_______________________________________________________________

Entenda melhor!

Imagine a construção de uma casa:
O estilista tem a função semelhante à de um arquitetoCRIA e PROJETA.
O modelista tem a função semelhante à de um engenheiroINTERPRETA, PLANEJA E EXECUTA.

Enquanto o estilista está mais focado na imagem de moda, o foco do modelista está no desenvolvimento de produtos.
_______________________________________________________________

 

Leia mais:
Qual é a diferença entre estilista e modelista?  

Dois cursos diferentes, mas com muita coisa em comum!

  •  Os dois cursos têm quatro anos de duração. Nos três primeiros anos, cada um tem uma formação específica na sua respectiva área. Cada curso é composto por disciplinas que dão o suporte técnico e teórico para que os alunos vivenciem uma série de diferentes projetos. Esses projetos são importantes pois simulam a prática profissional e desafiam as turmas do 1º ao 6º período. Dessa forma, cumprem um papel fundamental durante a formação porque já preparam os alunos para encarar o tão temido TCC (Projeto de Conclusão de Curso) no último ano.
  • Eles têm uma equipe de professores preparada para orientar os alunos a concretizar os mais diferentes projetos.
  • Eles têm currículos sempre atualizados seguindo as necessidades da formação profissional e as exigências do mercado da moda.
  • Contam com laboratórios superequipados para a vivência em diferentes áreas: máquinas de costura doméstica e industrial, tear, estamparia e para modelagem; até os mais modernos espaços de computação, cortes a laser e estúdios de fotografia.
  • As propostas pedagógicas são contemporâneas, com disciplinas que exigem do aluno o gosto pelo desafio, pela vivência e pelo trabalho colaborativo nos projetos.

Teoria que chega à prática: Projetos

Nos dois cursos superiores de moda do Senac, o aluno desenvolve a criação ou o produto de moda desde o início do curso por meio dos projetos.

Em cada etapa, o estudante constrói um entendimento das fases de produção com um pensamento ético, autônomo, empreendedor e um repertório diversificado.

É nessa fase que os futuros profissionais colocam em prática o conhecimento técnico e conceitual. É papel dos professores instigar e estimular os alunos a se envolverem cada vez mais com seus projetos.


Moda e acessibilidade
Um exemplo bacana de um desses desafios

Os alunos precisam criar uma coleção para cadeirantes que alie as necessidades ergonômicas e de vestibilidade. O projeto não sai do papel se não houver muita pesquisa e planejamento nessa busca por novas soluções. Afinal, não dá para esquecer que na moda é preciso juntar no mesmo produto: qualidade, funcionalidade e bem-estar para quem se veste, não é mesmo?

Detalhes sobre os cursos superiores de moda do Senac

Bacharelado em Design de Moda – Modelagem

Blonde woman creating with big care
Faculdade de Moda: Modelagem.

O modelista é quem domina o vasto repertório de técnicas de modelagem e de construção da roupa adaptada ao corpo humano. É ele quem vai aplicar todo o seu conhecimento no desenvolvimento de diferentes produtos de moda. Ele deve prezar sempre por itens essenciais, como a boa vestibilidade, a funcionalidade e qualidades estéticas, como a boa interpretação de modelos, costura e acabamento. 

O curso de Modelagem:

  • Capacita o aluno a projetar e propor novos modelos de roupas bem produzidos e inovadores, onde quer que ele atue: seja em uma grande marca, seja no seu próprio ateliê.
  • Tem como foco o processo de produção da moda: o contexto da peça, da moda, passando pela ergonomia, vestibilidade, consumidor usuário, produção com princípios éticos e ambientalmente sustentável até os processos metodológicos e a construção de um projeto.
  • O curso do Senac não ensina fórmulas nem estimula a cópia de modelos de roupas prontas, ele promove a inovação do design do vestuário e dos processos de produção com um viés de empreendedorismo. 

Você vai aprender…

  • Processos e etapas de desenvolvimento de produtos;
  • O estudo de novas formas e volumes aplicados à inovação do design de modelos;
  • Análise de medidas corporais;
  • Técnicas de modelagem criativa, modelagem plana, modelagem jeans e malharia, moulage, corseteria, vestidos de festa, alfaiataria, feminino, masculino e infantil, costura e acabamentos básicos e finos;
  • Softwares de modelagem e desenho técnicos utilizados no mercado profissional;
  • Referências históricas e conceituais sobre arte;
  • Estudos de diferentes segmentos de mercado.

 

Conheça mais detalhes em:
Como é o curso de modelagem do Senac?

 


Bacharelado em Design de Moda – Estilismo

 

Young Cheerful Woman, small business owner, fashion designer/dressmaker working at office. Sketching her new ideas. Selective focus to her face, shallow DOF. *Dress has been bought at C&A and they do not have copyrighted or protected cloth.
Criação de moda

No curso de estilismo, o aluno vai além da criação de uma roupa. Ele pensa no life style, em uma cartela de cor, na responsabilidade enquanto criador, tendo em vista a economia sustentável, entre outras questões.

Afinal, toda a produção tem que contar uma história e convencer o seu consumidor. Ou seja, para trabalhar uma linha de criação, o aluno precisa ter muito conhecimento e repertório, considerando linguagens diversificadas para cada produção.

Para isso, a faculdade apresenta a moda como um universo a ser explorado com diversas possibilidades de desenvolvimento e atuação. É preciso conhecer bem esse mundo para poder explorá-lo da melhor forma e ir em busca da inovação, do novo, do diferente. Assim, o aluno entende como pode usar seu lado empreendedor aliado à visão criativa para a gestão de uma marca que tenha a identidade do consumidor.

Aliás, nessa área, as linguagens mudam constantemente, assim como evoluem as manufaturas tecnológicas. Tudo isso é trazido para a dinâmica do curso, que está sempre trabalhando entre o que é tradição e o que é inovação, trazendo tendências do passado para o contemporâneo e resinificando as produções.

Muito além do glamour do mundo das passarelas, essa formação leva o aluno para a realidade da produção e do mercado.

Resumindo: para trabalhar uma linha de criação, o profissional precisa ter muito conhecimento, atualização e repertório cultural e técnico, considerando linguagens diversificadas para cada produção.

Se você busca por formação na área da moda, um dos cursos superiores de moda do Senac pode ser uma boa opção.

Conheça mais detalhes em:
Como é a Faculdade de Estilismo do Senac? Profissionais formadas respondem!

Colaboração:
Viviane Torres Kozesinski, coordenadora do curso de bacharelado em Design de Moda – Modelagem.
Coordenação do curso de bacharelado em Design de Moda – Estilismo;

Para conhecer o Centro Universitário do Senac, agende uma visita guiada 

Informações sobre o processo seletivo. 

Conheça também a Modateca do Senac.

 


Veja também!

Comentários

Comentários