Smiling young Female Dietitian sitting at desk and showing colorful vegetables and fruit, healthy eating and diet concept
Quem faz a faculdade de Nutrição pode atuar em diferentes setores.

 Pensando em fazer uma faculdade de Nutrição?

Você já reparou que, de uns anos para cá, a alimentação saudável está em alta? A busca por comidas mais naturais, produtos frescos e orgânicos, sem conservantes e aditivos, está por toda parte e demanda, como consequência, de uma orientação profissional.

A boa notícia é que este contexto cria uma série de possibilidades de atuação para quem opta por fazer uma faculdade de Nutrição. Confira, a seguir, 8 oportunidades e fique por dentro desse mercado de trabalho.

Como posso atuar tendo feito faculdade de Nutrição?


1- Nutrição clínica

A atuação mais tradicional e consagrada do nutricionista é o atendimento clínico. Nele, o profissional é responsável por fazer o estudo das demandas do paciente para elaborar e orientar sobre uma alimentação específica. Assim, ele pode trabalhar em clínicas ou abrir o próprio negócio, além de dar consultorias, palestras, cursos, etc.

 


O que diferencia os profissionais de Nutrição é a capacidade de pensar um cardápio saudável e ao mesmo tempo gostoso, que dá vontade de comer. O desafio, portanto, é fazer uma proposta alimentar atrativa e condizente com o estilo de vida da pessoa, que faça sentido para ela.

 


2-
Alimentação e nutrição hospitalar



Faculdade de Nutrição: a alimentação hospitalar cumpre papel decisivo na recuperação do paciente.
Faculdade de Nutrição: a alimentação hospitalar cumpre papel decisivo na recuperação do paciente.


Os nutricionistas também são contratados para elaborar cardápios e orientar o pessoal de cozinha industrial nos hospitais e em clínicas de saúde. Esse trabalho pede um conhecimento específico sobre as necessidades dos pacientes, conforme enfermidades, internações, processos cirúrgicos ou tratamentos.

 

3 – Nutrição em saúde coletiva

Os nutricionistas também podem ser contratados pelo setor público para atuar no atendimento a comunidades, escolas, asilos, unidades básicas de saúde, em equipes multiprofissionais de programas da saúde da família, entre outros. Nesse trabalho, os profissionais avaliam as necessidades da alimentação e as carências nutricionais de cada pessoa ou grupo e indicam os alimentos mais adequados para supri-las.

 

4 –Alimentação coletiva

Muitas empresas precisam desses profissionais integrando equipes e criando cardápios. Dessa forma, existem oportunidades em restaurantes, empresas (nos refeitórios), hotéis, pousadas, SPAs, clínicas de serviços de bem-estar e beleza, navios, entre outros lugares onde há produção de alimentação.

 

5 – Nutrição no esporte

 

Faculdade de Nutrição: a nutrição esportiva auxilia atletas a conquistarem melhores resultados.
Faculdade de Nutrição: a nutrição esportiva auxilia atletas a conquistarem melhores resultados.

 

A prática de esportes com orientação e acompanhamento nutricional também tem crescido. Vale destacar que ela não está presente só na rotina dos atletas de alta performance, mas também nas academias de todos os tamanhos. Aliás, nessa área, a demanda por profissionais de Nutrição é grande, já que para ter bons resultados em qualquer modalidade esportiva, um plano alimentar bem adaptado aos treinos faz toda a diferença.

 

6 – Indústria de alimentos

 

Faculdade de Nutrição: hoje os rótulos dos produtos trazem informações nutricionais valiosas.
Faculdade de Nutrição: hoje os rótulos dos produtos trazem informações nutricionais valiosas.

 

Outra área que traz oportunidades é a indústria de alimentos, cujas demandas estão relacionadas à produção de produtos. Esse trabalho também é amplo e inclui:

  • escolha e a análise de matérias-primas;
  • exigências com a rotulagem nutricional;
  • verificação das condições higiênico-sanitárias das fábricas;
  • testes na cozinha experimental para analisar como o alimento pode ser consumido;
  • atendimento a dúvidas do consumidor sobre o produto, entre outras possibilidades.

 

7 – Marketing em Nutrição

Nesse setor, há profissionais que atuam na divulgação de produtos, trabalhando com itens bem específicos e fórmulas modificadas, como leites especiais elaborados para dietas com determinados fins. Há também os nutricionistas que atuam com promoção comercial, fazendo a divulgação desses produtos.

 

8 – Nutri cosméticos

Já ouviu falar em nutri cosméticos? Pois é. Esse é um segmento novo que vem despontando no mercado. Esses produtos são, na verdade, alimentos que ajudam no tratamento estético. E a inovação está exatamente aí: os nutri cosméticos são consumidos e não aplicados na pele, como um chá com determinado fim estético. E essa atuação profissional caminha lado a lado com a área de pesquisa.

 

 E aí? Gostou desse panorama profissional do nutricionista?

Esta é mesmo uma área bem abrangente e cheia de perspectivas para quem gosta de entender melhor como se dá essa relação entre os alimentos e o ser humano.

Boa sorte e sucesso nesta trajetória se escolher a nutrição, tendo, como objeto principal de trabalho, o alimento!

Conheça mais sobre a graduação em Nutrição do Senac!

Quer conhecer o Centro Universitário do Senac – Santo Amaro? Agende uma visita guiada

Colaboração:
Irene Coutinho de Macedo – coordenadora do curso Bacharelado em Nutrição.


Veja também!

Comentários

Comentários