Aprenda a fotografar produtos com câmeras compactas

Fotografar produtos: o uso de boas fotos ampliam as possibilidades de venda no comércio virtual.
Fotografar produtos: o uso de boas imagens ampliam as possibilidades de venda no comércio virtual.

Você já pensou em fotografar produtos com uma câmera compacta?

Se você tem um negócio próprio, já deve ter se deparado com a dificuldade em divulgar seus produtos. Muitos microempreendedores individuais, por exemplo, usam a internet para alcançar novos mercados e potencializar suas vendas.

A imagem é a melhor ferramenta para quem faz negócios no comércio virtual. Seja no e-commerce ou para divulgação em redes sociais e aplicativos de celular, uma boa foto do seu produto pode aumentar a credibilidade do seu negócio e, consequentemente, as suas chances de venda.

Mas, se você não pode investir na contratação de profissionais de fotografia, saiba que é possível conseguir boas imagens sem a necessidade de equipamentos caros.

Com uma câmera compacta – ou até mesmo um celular –  e a iluminação e configurações adequadas, você consegue divulgar o seu produto com agilidade e ainda causar uma boa impressão no cliente em potencial. Quer aprender?


Quer saber como preparar o ambiente para fotografar produtos?
Veja algumas alternativas e dicas essenciais:

 

Fotografar produtos: equipamentos básicos para a sessão de fotos.
Fotografar produtos: equipamentos utilizados para a sessão de fotos.

 

1 – Use um tripé

Ele pode ser de chão ou de mesa, e até para celular. O tripé é um equipamento barato, que estabiliza a câmera e impede que a foto saia tremida. É possível buscar alternativas para fixar a câmera, mas segurá-la pode gerar uma fotografia borrada pelo movimento.

 

2 – Fundo branco

Nós usamos uma pequena mesa “still”, mas você não precisa dela. Uma folha de papel branco fosco consegue obter o mesmo efeito.

 

3 – Iluminação artificial branca

É interessante que o produto seja iluminado de todos os lados, para que nenhuma parte dele fique com sombra. Mesmo que a luz do ambiente seja branca, o uso de luminárias de mesa com lâmpadas fluorescentes, eletrônicas ou de LED brancas é essencial.

Com o ambiente pronto, vamos ajustar o equipamento.


Confira o passo a passo para configuração de uma câmera compacta e começar a fotografar produtos

 


Nesse exemplo, usamos o modelo Cybershot DSC-W730, da marca Sony.
Mas, atenção: alguns equipamentos não possuem todas as regulagens apresentadas! Vale dar uma olhadinha no manual de instruções de sua câmera para identificar funcionalidades semelhantes, ok?


 

Clique nas imagens para ampliar

 

 


Uma dica final importante: Sempre tomar maior distância do objeto e aproxime o enquadramento com o zoom. Isso impede que o produto fique deformado pela proximidade da lente da câmera.


 

Com essa técnica, você pode fotografar todos os objetos que precisam de destaque, como produtos feitos à mão. O fundo branco facilita qualquer edição digital posterior e auxilia na catalogação dos produtos em lojas virtuais.

Mas, para um grande volume e fotos profissionais, o ideal é contratar um fotógrafo para o serviço ou buscar formação na área de fotografia.

Enquanto isso, aproveite o tutorial para fazer bons cliques. E boas vendas!

Colaboração:
Daniel Robson Gonçalves, docente do Senac Jaú.


Veja também!

Comentários

Comentários