Gerenciamento de projetos põe você mais perto dos resultados

A importância do gerenciamento de projetos.
A importância do gerenciamento de projetos.

Como você faz o gerenciamento de projetos?

Quando a gente tem um objetivo a atingir, planejamento e organização fazem tudo fluir melhor, não é?

Pensar no caminho a adotar, em quais etapas estão por vir e em como lidar com cada uma delas dá mais segurança e amplia as chances de se alcançar o resultado desejado.

Essa lógica vale para qualquer tipo de projeto, dos mais simples aos mais complexos. Pode ser uma meta pessoal, uma viagem, a compra de um bem, a criação de um aplicativo, o lançamento de um produto ou serviço, a construção de um prédio. Para tudo o que tem início com foco em um fim específico, o gerenciamento torna os processos mais tranquilos e proveitosos.

Afinal, o que é o gerenciamento de projetos?

Trata-se do acompanhamento detalhado de todo o ciclo de vida do seu objetivo, no qual é aplicado um conjunto de conhecimentos, habilidades e técnicas na condução de cada etapa. Essa abordagem estruturada do projeto gera resultados mais eficazes.

Imagine que você precisa produzir um evento, como um almoço especial ou um casamento. Há muitos fatores a considerar e tarefas a cumprir para que tudo saia bem, certo? Com o gerenciamento adequado, você planeja, executa e monitora de forma integrada todos os aspectos do projeto, tais como compras, contratações, custos, prazos, qualidade, possíveis riscos e até as expectativas das partes interessadas.

Nos negócios, o gerenciamento de projetos é tão estratégico que pode até garantir diferenciais para uma empresa se destacar da concorrência.

O conceito se aplica a qualquer tipo de negócio, de áreas como tecnologia da informação, desenvolvimento de softwares, construção civil, engenharia, arquitetura, infraestrutura, telecomunicações, produção de eventos e muitas outras.

Há casos, principalmente nas grandes organizações, em que o certificado que atesta o domínio das práticas mais recomendadas é pré-requisito para o profissional gerenciar projetos.

 

 

O PMI

Segundo a empresa Gartner, referência mundial em pesquisas, 70% dos projetos falham no cumprimento de três pontos: prazo, custos e metas de qualidade.

Algumas estimativas apontam que, na área de TI, 50% dos projetos são cancelados e, na metade realizada, 82% são entregues com atraso.

Não à toa, a função do gerente de projetos se mostra cada vez mais necessária em diferentes setores. Saiba um pouco mais sobre a profissão:

  1. O Project Management Institute (PMI) é uma das maiores entidades do mundo para profissionais do segmento, com cerca de 500 mil associados em mais de 200 países.
  2. No Brasil, há quase 17 mil Project Management Professionals (PMPs), ou seja, profissionais certificados pelo instituto.
  3. Nosso país abriga 15 escritórios do PMI. O de São Paulo está entre os dez maiores do mundo.
  4. O perfil do gerente de projetos varia conforme a área de atuação, mas algumas características são essenciais:
  • Organização
  • Liderança
  • Resiliência
  • Capacidade analítica
  • Proatividade
  • Perfil integrador

 

E então: viu como esse é um mercado amplo e promissor?

Colaboração:
André L. F. Ricardi, PMP, professor de pós-graduação do Centro Universitário Senac.

Veja também!

Comentários

Comentários