Onde fazer pós-graduação de moda?

Está procurando onde fazer pós-graduação de moda? Confira um panorama dos três cursos oferecidos pelo Senac.

Nas últimas três décadas, o mercado da moda passou por uma expansão significativa em diversas frentes de atuação. O resultado desse crescimento é uma demanda por profissionais criativos e empreendedores. Ou seja, que tenham técnica, conhecimento, repertório e visão estratégica. Criados para atender a esse contexto, os três cursos de pós-graduação do Senac estão alinhados com as necessidades de um setor em constante transformação, que valoriza a inovação e as soluções bem pensadas.

São três cursos:

Criação de Imagem e Styling de Moda;

Modelagem e Moulage no Processo de Criação

Negócios da Moda: gestão, marca e coleção.

Com um corpo de professores de primeira linha, que utilizam uma metodologia direcionada para a área, cada um dos cursos oferece uma formação com enfoques específicos, tendo como elo uma forte ligação com a moda. Para entender como eles podem oferecer uma formação alinhada com seus objetivos profissionais e ampliar seu campo de pesquisa e conhecimento, veja, a seguir, um panorama de cada pós-graduação.

Criação de Imagem e Styling de Moda

 

African American fashion designer working in atelier
Criação de Imagem

 

– Indicado para quem quer se especializar em: todo tipo de produção de imagem, como ensaios fotográficos, editoriais, sites especializados, lojas, catálogos, desfiles, etc.

– Vai preparar o profissional para: trabalhar com o processo completo de criação de imagem, incluindo a concepção, o desenvolvimento e a finalização.

– Pontos fortes: desenvolve olhar crítico, pesquisa criativa, estética, marketing e aborda de forma aprofundada tendências de moda e comportamento. Mas, acima de tudo, oferece ferramentas que vão possibilitar a “construção da imagem” para diversos segmentos e áreas da moda.

– Atuação: esse profissional atende a um chamado específico e atual da área. Estamos vivendo em um mundo cada vez mais imagético com uma forte produção visual em muitos canais. Esse contexto gera uma demanda por profissionais especializados que precisam entender desse universo para poder propor e criar produções. Aliás, uma marca só sobrevive pela imagem que constrói na produção simbólica do consumo e é daí que vem a importância do Styling de Moda para as empresas.

Modelagem e Moulage no Processo de Criação

 

A portrait of a designer in a store
Modelagem


– Indicado para quem quer se especializar em: processos criativos de desenvolvimento e construção de peças para o vestuário, que já tenha uma bagagem na área de moda.

– Vai preparar o profissional para: trabalhar com a manipulação da forma por meio de técnicas de modelagem plana e tridimensional (moulage) e, assim, criar e desenvolver produtos de alta qualidade com identidade criativa.

– Pontos fortes:  desenvolve conhecimentos e experimentações de técnicas de estilismo e modelagem, noções sobre formas e materiais aplicados em relação ao corpo e suas possibilidades de utilização, relações antropométricas e ergonômicas do corpo e da roupa com foco na vestibilidade e funcionalidade e ainda aborda novas formas e descobertas de construção da roupa.

– Atuação: esse profissional vai se diferenciar no domínio da tridimensionalidade da roupa, desconstruindo e construindo o vestuário de forma crítica e reflexível. Indo além de uma confecção comercial, ele vai compreender as novas tendências mercadológicas a partir de um olhar sustentável e de novos vetores da modelagem.

– Confira abaixo o depoimento do professor José Luís de Andrade sobre o curso:

 

Negócios da Moda: gestão, marca e coleção

 

New Business clothing store, team at work on new arrivals. Three people team working on documents and new arrivals in the warehouse.
Negócios da Moda

– Indicado para quem quer se especializar em: gestão de negócios da moda e deseja ter domínio de conhecimento da cadeia de produção. Isso inclui: desenvolvimento de coleções, compra, venda, marketing e liderança. Vale lembrar que esse curso é destinado a profissionais graduados em diferentes áreas e que existe uma demanda de mercado por especialistas do setor administrativo de moda.

– Vai preparar o profissional para: tornar um negócio mais eficiente por meio da facilitação de processos, aplicando ferramentas de gestão para descomplicar e simplificar as relações entre os diferentes setores da organização.

– Pontos fortes: apresenta uma visão de mercado e de novas oportunidades mapeadas por tendências atuais, ensina sobre estratégia de marca, desenvolvimento de plano de negócios, princípios específicos sobre produtos, natureza dos negócios de moda e ainda gestão financeira, de pessoas e de coleção.

– Atuação: esse profissional vai empreender e gerir o próprio negócio ou prestar serviços para uma empresa. De todo o modo, será capaz de atuar de forma estratégica para garantir a qualidade dos processos e o bom desempenho de equipes e produtos.
Para isso, essa pós-graduação amplia horizontes com o desenvolvimento de um projeto que pode fazer parte do plano de negócios da empresa na qual os alunos querem atuar, servindo a eles de portfólio.

Para ver quais unidades do Senac oferecem esses cursos ou fazer sua inscrição no processo seletivo, clique aqui.

Colaboração:

Dalva Olívia Azambuja Ferrari, coordenadora do curso de pós-graduação de Negócios da Moda do Senac;
Jô Souza, coordenadora do curso de pós-graduação de Criação de Imagem e Styling de Moda do Senac;
Cora Soares, professora do curso de pós-graduação de Negócios da Moda do Senac;
José Luís de Andrade, professor do curso de pós-graduação de Modelagem e Moulage no Processo de Criação do Senac.

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