Por que vale a pena aprender um idioma?

Confira argumentos que quebram as barreiras para falar uma nova língua e conheça as vantagens de tomar essa atitude.

Muitas pessoas querem aprender um novo idioma mas encontram diversas desculpas para deixar o assunto de lado: “agora não posso”. “Não tenho tempo”. “Não tenho dinheiro”. “Deixa para outra hora”. Mas, afinal, qual é a hora certa para isso?

 

Aprender um novo idioma pode abrir muitas portas
Aprender um novo idioma pode abrir muitas portas

A hora é agora
Falar mais de uma língua é um diferencial para infinitas situações. Afinal, a vida é cheia de oportunidades, mas não sabemos quando elas vão aparecer: tire seus planos do papel e esteja pronto para abraçá-las desde já!

Vale a pena aprender um idioma…

– Para entrar no mercado de trabalho com o pé direito
Se você é estudante e ainda está pensando qual faculdade cursar, uma dica: não importa a área, aprender um idioma fará com que a sua busca por emprego e a sua formação sejam diferenciadas. E se você tem tempo disponível agora, invista-o em algo que pode trazer-lhe retorno. Começando desde já, você vai ter tempo para se aprimorar ainda mais na língua escolhida, evoluindo o aprendizado junto com a construção da sua carreira.

– Para evoluir na carreira
Saber outro idioma é praticamente um pré-requisito para quem quer alcançar novos patamares na carreira. Além de incrementar o currículo, o conhecimento de uma segunda (ou de uma terceira!) língua pode ser o diferencial necessário para conquistar uma vaga, ou mesmo para manter-se onde você já se encontra. Sem contar que, ao estudar, você demonstra estar engajado com sua carreira profissional, para melhorar também seu desempenho na empresa.

 

Falando novos idiomas
Falando novos idiomas

 

– Para aprofundar os seus estudos
Muitos estudantes de mestrado, doutorado ou que fazem pesquisa em geral precisam de uma segunda ou até de uma terceira língua. Aliás, esse é um pré-requisito para a seleção de cursos como esses.  Ou seja, se seus planos para o futuro incluem a pesquisa acadêmica, não perca tempo: comece a se preparar para o processo desde já.

– Para viajar e curtir a vida
Se você quer conhecer novos países, viajando sozinho ou em boa companhia, falar o idioma local vai facilitar o dia a dia da sua viagem, mas principalmente vai permitir uma verdadeira imersão nessa cultura e um aproveitamento mais intenso do passeio.

– Para a sua saúde
Acredite se quiser: muitos médicos estão recomendando aos pacientes que ocupem seu tempo livre com a realização de cursos do seu interesse. Se você gosta de uma  língua e sempre teve vontade de conhecê-la melhor, este é mais um motivo para transformar o desejo em realidade. Entender as estruturas e o vocabulário, fazendo conexões com o português, pode ser um ótimo estímulo à mente, além de proporcionar um convívio com outras pessoas que têm o mesmo objetivo.

“Mas eu tenho dificuldades com idiomas”
Se você ainda não foi atrás de aprender uma nova língua porque considera o idioma difícil, dá uma olhada no post Como perder o medo de aprender um idioma?. Nele, você vai entender como esse conhecimento é mais acessível do que você imagina.

Sem desculpas
Agora que você já tem bons argumentos, tomar uma atitude está nas suas mãos!

Conheça os cursos de idiomas do Senac ?

Acesse outros conteúdos sobre línguas.

Veja também!

Comentários

Comentários