Pós-graduação em Negócios da Moda: carreiras e oportunidades

Pós-graduação em Negócios da Moda: carreiras e oportunidades

Professoras com atuação no mercado apresentam as perspectivas da área e as oportunidades para quem quer fazer uma pós-graduação em negócios da moda.

A pós-graduação em Negócios da Moda pode trazer muitas oportunidades profissionais.
A pós-graduação em Negócios da Moda pode trazer muitas oportunidades profissionais.

 

O curso de pós-graduação em Negócios da Moda: gestão, marca e coleção, do Senac, atende a uma demanda do mercado por um tipo de profissional que não produz nem cria peças. Trata-se de uma formação direcionada para quem vai administrar e gerir um negócio. Com esse direcionamento, ela amplia os horizontes do aluno, oferecendo uma visão integrada dos processos ligados à cadeia de produção, que envolvem: desenvolvimento de coleções, compra, venda, marketing e liderança.

Isso é algo da maior importância para o profissional desse segmento, pois ele deve ter uma participação efetiva na gestão dos processos e produtos, assim como no posicionamento da marca.

E, para isso, precisa:

  • Reunir as tarefas dispersas nas administrações tradicionais;
  • Minimizar conflitos entre áreas criativas, administrativas, produtivas e de marketing;
  • Agilizar os processos, reduzindo os erros e tempos de execução das tarefas, ou seja, contribuindo para melhorar resultados.

Portanto, se você tem interesse em abrir sua própria empresa ou já trabalha com a gestão de uma marca, loja ou coleção, essa pós-graduação pode te ajudar – e muito!

O diferencial desta pós-graduação é focar em negócios mas, ao mesmo tempo, também em moda, aliando essas duas vertentes para potencializar uma prática empreendedora dos alunos. Com duração de cerca de 18 meses, as disciplinas do curso incluem:

  • Gestão de varejo, de pessoas, de coleção;
  • Moda e economia;
  • Marketing;
  • Estratégia de marca, entre outras.

 

Pós-graduação em Negócios da Moda: carreiras e oportunidades

Quem busca por esta pós geralmente tem em vista cargos como: comprador de moda, gerente de moda ou funções vinculadas à administração e gestão de negócio e de pessoas. Seja qual for a atividade nesta linha de atuação, o curso fornece conhecimentos e ferramentas para um desempenho diferenciado nesse conjunto de funções. Confira, a seguir, um panorama desta qualificação, em uma entrevista com Dalva Olívia Azambuja Ferrari, coordenadora do curso, e Jô Souza, ex-coordenadora, que atualmente coordena outra pós do Senac.

Entrevistas

 

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Dalva Olívia Azambuja Ferrari, coordenadora da pós-graduação em Negócios da Moda: gestão, marca e coleção.

 

 

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Jô Souza
foi coordenadora da pós-graduação Negócios da Moda: gestão, marca e coleção de 2013 a 2016. Atualmente, é coordenadora da pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda.

 

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Cora Soares,
professora convidada da pós-graduação em Negócios da Moda: gestão, marca e coleção e ex-aluna do curso.

 

 

Quais são os diferentes perfis e formações de alunos que procuram o curso?


Dalva Ferrari – Temos muitos alunos de moda, principalmente porque, nos cursos de graduação, eles aprendem a produzir as roupas, mas não a fazer, de forma específica, a gestão de um negócio de moda. Quem gosta da parte administrativa quer saber como se aplica tudo o que aprendeu e é aí que entra essa pós-graduação. Ela dá segurança, nesse sentido, por meio da formação dos conhecimentos necessários do dia a dia de uma empresa. Esta pós é um diferencial para o profissional que, durante o seu percurso na graduação, deixou de aprofundar algumas questões.
Jô Souza – Temos também alunos que querem abrir um negócio. Dentistas, advogados, arquitetos, médicos, entre outros com formações diferenciadas, também cursam a pós. Essas pessoas, muitas vezes, já têm algum contato com moda ou o desejo de ingressar na área. Elas almejam um olhar transversal e uma nova possibilidade de escolha para a carreira, que o curso contempla.
Dalva Ferrari – A formação abrange ainda quem quer crescer em um negócio que já tem, sendo que ele pode ser também de joias, acessórios, empresa de fotografia de moda, marketing, e-commerce e brechó.

E para os alunos que já atuam em empresas do ramo, o que a pós oferece?


Dalva Ferrari – Muitos estudantes trabalham em empresas na área de moda ou com calçados. Aqui eles desenvolvem um plano de negócios sobre o próprio local em que atuam e concluem esse estudo de forma bem focada no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Isso sempre traz à tona diversas possibilidades de melhorias. Aliás, muitas vezes, a própria empresa tem interesse em pagar o curso para o funcionário, que pode ajudar o negócio com conhecimentos e habilidades adquiridos.

Por que escolher essa pós-graduação?


Jô Souza – O conhecimento em gestão é importante em qualquer setor da moda, o que já gera uma demanda natural por esse profissional qualificado. O curso abre a cabeça da pessoa para a atuação, dando visão de mercado, apresentando novas oportunidades que serão mapeadas pelas tendências atuais e, acima de tudo, mostrando os meandros de como funciona passo a passo esse universo. Além disso, a expertise de uma especialização como essa também é válida para quem almeja uma recolocação ou uma chance em uma nova área do mercado.
Dalva Ferrari – Em muitos lugares do país, a área não encontra mão de obra qualificada para assumir diversos cargos e a formação especializada também é uma maneira de o profissional conseguir subir de cargo e crescer na empresa.

 

PALAVRA DE QUEM FEZ


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Sempre quis trabalhar com estratégia de marca e não tinha curso para isso. Esta pós mudou minha vida e minha atuação no mercado. Quem gosta da área tem que entender que vai trabalhar mesmo, e o curso dá todas as ferramentas para isso. Tive professores que eram pessoas que eu admirava muito, sempre abertos para o diálogo. Eles estudam com os alunos cada demanda de negócio para auxiliá-los da melhor maneira possível. Sem contar que muitos atendimentos individuais eram verdadeiras consultorias para o negócio. Nunca vi uma formação tão bem formatada em apenas dois anos. Isso só se vê em faculdades fora do país. Ela qualifica o profissional pronto para o mercado. Imagine ter contato com profissionais com 30 anos de mercado ou que estejam completamente inteirados de novas tendências. Isso faz toda a diferença.

Cora Soares

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