Pós-graduação em moda: Modelagem e Moulage no Processo de Criação – Carreiras...

Pós-graduação em moda: Modelagem e Moulage no Processo de Criação – Carreiras e oportunidades

Professoras com atuação no mercado apresentam perspectivas para quem quer seguir carreira fazendo uma pós-graduação em modelagem.

 

Utilização da técnica de moulage.
Pós-graduação em Modelagem: utilização da técnica de moulage.

 

A pós-graduação Modelagem e Moulage no Processo de Criação do Senac pode ser uma aliada para sua carreira decolar. O objetivo do curso é especializar o aluno em processos criativos de desenvolvimento e construção de peças para o vestuário adulto. Para isso, a formação é baseada na manipulação da forma por meio das técnicas de modelagem plana e tridimensional (moulage), de olho na produção de produtos de moda com identidade.

Por que escolher essa pós-graduação em modelagem?

O modelista é essencial para o mercado da moda. Afinal, a qualidade de design, o bom caimento e o acabamento de uma roupa dependem de uma modelagem bem executada. E não para por aí. O modelista e a área de modelagem são os responsáveis pela viabilidade da produção, o que impacta diretamente a competitividade da indústria de vestuário.

 


 

Não há possibilidade de produção em escala e automação sem a modelagem. Nas grandes empresas, muitas vezes, o departamento de criação, modelagem e pilotagem trabalha de maneira integrada no desenvolvimento dos produtos.
Viviane Torres Kozesinski, coordenadora do curso bacharelado em Design de Moda – Modelagem

 

Um mercado em expansão

De acordo com dados da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), a indústria têxtil e de confecção continua sendo o segundo maior empregador da indústria de transformação. Ou seja, em um mercado em expansão, a demanda por profissionais qualificados é uma realidade. E como poucos estão dispostos a encarar uma pós-graduação, ter essa especialização é o diferencial que vai apoiar a formação de um modelista de perfil criativo, com técnicas apuradas, cultura de moda e domínio dos softwares de modelagem. Dessa forma, o curso Modelagem e Moulage no Processo de Criação se mostra inovador por atender às necessidades de um setor em constante transformação e em busca de diferenciação, inovação e soluções produtivas.

Carreiras em modelagem e oportunidades

Os profissionais formados nesta pós-graduação podem trabalhar como modelistas e em cargos semelhantes que envolvem liderar a produção, os costureiros e os piloteiros, assim como na função de gestor de novas modelagens. Nas empresas, o modelista pode desempenhar atividades projetuais, de coordenação, direção ou acompanhamento das etapas produtivas, atuando, por exemplo, como coordenador do departamento de modelagem ou gerente de produto, entre outros cargos.

Já os modelistas com perfil empreendedor podem ser empresários e trabalhar como prestadores de serviço terceirizados para empresas. Assim, eles montam ateliês, trabalhando diretamente com o cliente, fazendo roupas sob medida ou ainda lançam suas próprias marcas. Inclusive, com a expansão dos cursos de formação em moda, a carreira acadêmica tem sido também uma opção aos estudantes.

Sobre o curso Modelagem e Moulage no Processo de Criação

Em resumo, aos interessados: trata-se de uma especialização que vai muito além das necessidades do dia a dia de uma confecção comercial, compreendendo também as novas tendências mercadológicas, a partir de um olhar sustentável e de novos vetores da modelagem.

Além disso, a apropriação que o aluno terá do processo criativo, por meio da experimentação de técnicas de modelagem de peças do vestuário e da valorização da forma e dos materiais aplicados, é um enorme destaque no mercado. Essa formação  propicia um domínio de sua identidade criativa e de como empregá-la na criação de produtos do vestuário adulto.

 


 

O curso busca diferenciar o aluno na tridimensionalidade da roupa e permite a ele criar processos e inovações a partir da pesquisa, desconstrução e construção do vestuário. Dessa forma, o futuro profissional é guiado a um aprendizado teórico e prático do fazer crítico e reflexível que a modelagem e a moulage demandam.
Jô Souza, coordenadora do curso de pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda.

 

Quer conhecer mais sobre profissões de moda ligada a negócios?

Baixe gratuitamente! o e-book “Por dentro das profissões do mundo da moda”.

Para conhecer mais detalhes sobre o curso de pós-graduação de moda do Senac Modelagem e Moulage no Processo de Criação clique aqui

Colaboração:
Jô Souza – coordenadora da pós-graduação Negócios da Moda: gestão, marca e coleção de 2013 a 2016. Atualmente, é coordenadora da pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda.

Viviane Torres Kozesinski – coordenadora do curso bacharelado em Design de Moda – Modelagem.


Veja também!

Comentários

Comentários

COMPANY NAME
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse, arcu, etiam pulvinar.
* we hate spam and never share your details.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.