Professor: transforma vidas, forma cidadãos
Profissão professor: transformando vidas, formando cidadãos

Interesses e aptidões ligados ao setor, possibilidade de crescimento, estabilidade e bom salário. As motivações por trás da escolha de uma profissão podem ser muitas, assim como as opções são inúmeras: engenheiro, advogado, dentista, médico, professor…

Quando falamos da área da educação, essa lista se expande e ganha novos contornos. O que leva alguém a se tornar professor? Realizar um sonho, vontade de compartilhar conhecimento, transformar a vida de outra pessoa, contribuir com a construção de um mundo melhor… Parecem boas razões, não?!

Mas a gente sabe que não basta um diploma debaixo do braço para se dar bem na carreira. Além de conhecimento, o que é preciso para ser um bom profissional? Duas professoras nos dão ótimas dicas.

Características importantes de um bom professor:

– Compromisso com a formação do aluno
– Profundo domínio do assunto das aulas
– Boa comunicação
– Facilidade de se relacionar com outras pessoas
– Criatividade
– Paciência
– Mais um pouco de paciência
– Além, claro, de amor à educação <3

Você precisa estar preparado para:

– Planejar o processo de ensino-aprendizagem
– Selecionar e preparar o conteúdo da disciplina
– Manter-se atualizado sobre metodologias de ensino
– Acompanhar avanços tecnológicos

Novos caminhos na área da educação

O mercado de trabalho hoje vai além das oportunidades na educação formal mais tradicional. Com a expansão de cursos EAD, por exemplo, ganha destaque o papel do tutor – um professor que atua como mediador e orienta o aluno a distância. Outras possibilidades são cursos de formação continuada, extensão universitária, programas de treinamento em empresas e cursos abertos com conteúdos desenvolvidos pelo próprio professor.

Fica aqui o reconhecimento e a gratidão a quem, com seu trabalho, contribui para a formação de melhores profissionais e cidadãos.

Colaboração: professoras Irma Filomena Lobosco, da pós-graduação EAD Docência no Ensino Superior; e Patrícia Passos Gonçalves, da pós-graduação EAD Docência no Ensino Técnico.


Comentários

Comentários