Tipos de cerveja que talvez você nunca tenha ouvido falar

Tipos de cerveja que talvez você nunca tenha ouvido falar

Tipos de cerveja: você sabe quais são as origens e características de cada uma?
Tipos de cerveja: você sabe quais são as origens e características de cada uma?

Você conhece todos os tipos de cerveja?

A cervejinha do happy hour não é mais a mesma. Pelo menos, não para todo mundo. O prazer de comer e beber bem vem sendo mais valorizado e, nesse contexto, diferentes tipos de cerveja ganham espaço no Brasil e no mundo.

Essa revolução no mercado cervejeiro não é um processo novo: começou a se consolidar na década de 1990, com o boom das cervejas artesanais e sua variedade de sabores e aromas.

Desde então, termos como famílias de fermentação, escolas cervejeiras e harmonização foram incorporados ao vocabulário dos consumidores.

Não sabe do que estamos falando?

Então, conheça um pouco mais dessa que é uma das bebidas mais populares do mundo.

 

Tipos de cerveja e as escolas cervejeiras

 

 

De acordo com o processo de fermentação pelo qual passam, elas são divididas em três famílias:

Ale – conhecidas como as cervejas de alta fermentação. É a família mais extensa de cervejas e possui aroma frutado e condimentado.
Lager – são as cervejas de baixa fermentação, seu aroma e sabor são mais focados nas características do malte e do lúpulo no paladar. A maioria das cervejas consumidas no Brasil é da família da American Adjunct Lager, erroneamente conhecidas como Pilsen, da qual se derivaram.
Fermentação espontânea – feita com leveduras selvagens presentes no ar de parte da Bélgica, seu sabor lembra características de animais. De paladar rústico, é um resgate ao tipo de cerveja mais antigo produzido no mundo.

 

As escolas cervejeiras

A cerveja como conhecemos hoje é influenciada pela história da produção da bebida em determinadas partes do mundo, cada uma com suas características regionais (geografia, clima, cultura alimentar, ingredientes, etc.).

 


Escolas Clássicas

 

escola_alema

 

1 – Escola Alemã (Alemanha, Áustria e República Tcheca)
Com lúpulo tímido e foco do sabor do malte, geralmente seu teor alcoólico fica em torno de 5%. Nas variações claras, seus aromas e sabores lembram cereais e pães; nas escuras, lembram frutas passas.
2 – Escola Belga (Bélgica, Holanda e França)
Destaque para as leveduras. Suas cervejas são muito maltadas, resultando em sabores condimentados e frutados. O teor alcoólico é geralmente mais alto, podendo chegar em torno de 12%.
3 – Escola Inglesa (Inglaterra, Escócia e Irlanda)
Há cervejas leves, com malte e lúpulo em equilíbrio e teor alcoólico baixo (geralmente entre 3% a 6%), o que possibilita seu consumo em quantidades maiores. Elas possuem colorações mais escuras, tons e notas de caramelo, chocolate e outros.

 

 

Escola Moderna

 

escola_americana

 

1 – Escola Americana (Estados Unidos, Canadá e outros países onde a cerveja artesanal é algo recente)
A mais nova das escolas apresenta uma releitura das três escolas clássicas. Há cervejas extremas, de alto teor alcoólico (de 12% a 16%) ou com excesso de algum ingrediente (como o lúpulo ou a madeira).

 

E o Brasil?

Não temos um estilo próprio nem tradição para sermos considerados uma escola cervejeira. Somos influenciados pela escola alemã e seguimos tendências da escola americana, mas fazemos cervejas das quatro tendências.

O país vive uma fase de experimentação, com muitos cervejeiros usando itens nacionais, como frutas e madeiras típicas.

 

Cerveja artesanal?

 

escola_inglesa

 

A produção das cervejas artesanais difere das mais populares por conta de dois fatores básicos: capacidade e processo.

Nas grandes indústrias, elas são feitas em larga escala e podem trazer outros ingredientes em sua composição, como os cereais não maltados (milho, arroz, cevada, trigo, aveia, etc).

Já as cervejas artesanais trazem propostas diferentes. Mesmo quando faz uso da tecnologia, prima por um processo em menor volume e mais tradicional, com ingredientes puros e sem a utilização de aditivos químicos para acelerar seus processos de fermentação e maturação.

 

Harmonização

 

harmonizacao

 

Você sabia que, assim como o vinho, dá para harmonizar a cerveja com a comida?

Na verdade, ela é até mais versátil, já que são mais de 140 estilos com diversos gostos e aromas. Algumas das variações possíveis de se harmonizar são atributos como força alcoólica, doçura ou secura, acidez, amargor, sabores cozidos e tostados, carbonatação, condimentos e ervas.

Funcionam bem com diferentes grupos de alimentos, entre eles:

 

Condimentados e picantes
  • São suavizados pela doçura do malte;
  • O frisante limpa o paladar;
  • Aos muitos goles, a cerveja sacia a sede.

 

Robustos e gordurosos
  • Queijo e sobremesa são alguns exemplos;
  • O frisante corta a gordura;
  • O lúpulo interage com complexidade e doçura.

 

Defumados, assados e grelhados
  • A torrefação do malte cria aromas e sabores ressonantes com esse tipo de alimento.

 

Contrapontos

 

escola_belga

 

As harmonizações podem acontecer por semelhança (pratos delicados com cervejas delicadas, pratos robustos com cervejas robustas, etc.) ou por contraste (comida e bebida com elementos opostos, como doce e amargo, ácido e doce, salgado e doce, refrescante e picante).

Na hora de escolher, preste atenção na sua intenção. Ou seja: o que você pretende realçar? A comida ou a bebida? Sempre evitando que um se sobressaia muito em relação ao outro.

E nunca se esqueça: o seu gosto pessoal também conta.

Enfim, um brinde à combinação entre a cerveja e a gastronomia.

Tim-tim!

Colaboração:
Marcelo Mensch, docente do Senac Penha.


Veja também!

Comentários

Comentários

COMPANY NAME
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse, arcu, etiam pulvinar.
* we hate spam and never share your details.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.