Você já pensou na importância do trabalho do vitrinista?
Você já pensou na importância do trabalho do vitrinista?

Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre a importância do trabalho de vitrinista. Mas, na prática, quem nunca se apaixonou por um produto exposto na vitrine passeando pelos corredores de um shopping center?

É função do vitrinista tornar aquele sapato inesquecível ou transformar a última versão daquele smartphone em nosso “amor à primeira vista”.

É missão desse profissional:

  • compor uma vitrine atrativa na fachada da loja que encante e atraia os clientes, transformando o interesse inicial no produto em venda, em qualquer segmento do comércio;
  • organizar a vitrine de maneira estética, utilizando recursos como cores, paisagens, imagens, iluminação, texturas, cenários e até sensações, trabalhando de acordo com o tema escolhido ou a história a ser contada.

 



Você sabia?

3D Isolated Red Question Mark. Doubt Solution Support Concept.
A vitrine é o meio de comunicação entre o consumidor e a loja, reunindo aspectos da moda, do design, da venda e do marketing.
Por isso, ela é parte fundamental do sucesso do negócio, contribuindo, de acordo com especialistas, com até 70% das vendas. Surpreendente, né?

 

 


O trabalho de vitrinista: uma tradição que ainda encontra desafios

 

O trabalho de vitrinista é visto principalmente nos shopping centers.
O trabalho de vitrinista é visto principalmente nos shopping centers.

 

O vitrinismo é uma das profissões mais antigas de que se tem notícia: nos primórdios dos mercados árabes, já havia a exposição de peças sobre tecidos ou bancadas, separadas por grupos de produtos e cores.

A Europa é considerada o berço do vitrinismo mundial, onde a tradição é muito forte. Por lá, as vitrines de marcas famosas ultrapassam séculos e atingiram alto nível de sofisticação.


O desafio brasileiro

 

O trabalho de vitrinista é bastante valorizado no exterior.
O trabalho de vitrinista é bastante valorizado no exterior.

 

Por ser um diferencial de marketing e uma ferramenta para alavancar negócios, no exterior, os lojistas valorizam demais o vitrinista.

Aqui no Brasil, contudo, ainda é um desafio fazer com que pequenos lojistas entendam que a vitrine é a grande responsável pelas vendas e que merece a devida atenção durante todo o ano, de acordo com um calendário promocional.

A boa notícia é que as grandes redes de departamento investem cada vez mais na apresentação dos produtos, trazendo valorização para o profissional capacitado.

Você já deve ter percebido como tem se tornado comum ver vitrines bem caprichadas no dia a dia dessas lojas, em especial nas datas comemorativas clássicas como o dia das mães, dia dos pais, Carnaval e Réveillon, quando os vitrinistas apostam em superproduções para “tirar o fôlego” do consumidor!


Como está o mercado de trabalho?

 

As lojas de comércio de rua também utilizam a vitrine como forma de atrair os consumidores.
As lojas de comércio de rua também utilizam a vitrine como forma de atrair os consumidores.

 

Nas últimas décadas, a cultura do vitrinismo cresceu nas médias e grandes lojas de departamento. Felizmente, há um excelente espaço para esse profissional atuar, já que é um nicho em expansão, sobretudo com o reaquecimento do comércio.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o vitrinista (classificado como designer de vitrines) pode atuar como autônomo em todos os segmentos do comércio ou ser contratado em regime CLT.

A remuneração desse profissional varia conforme a quantidade de horas trabalhadas e a intensidade e importância de cada projeto. Em datas comemorativas, por exemplo, o valor pode aumentar consideravelmente.


Vitrinista × visual merchandiser

 

Dois profissionais que transformam o ato de comprar em uma verdadeira experiência.
Dois profissionais que transformam o ato de comprar em uma verdadeira experiência.

 

Se você também tem essa dúvida, vamos esclarecê-la agora!

Enquanto o vitrinista cuida da ambientação da vitrine, o visual merchandiser atua mais na parte interna da loja, criando a identidade e a personalidade da marca por meio do design e da disposição dos produtos.

Em comum, as duas profissões atuam na motivação dos consumidores e buscam influenciar sua decisão de compra.

No mercado de trabalho, há muitos profissionais que já desempenham as duas atividades, gerando sintonia entre a vitrine e o interior da loja.  Essa é uma tendência crescente no Brasil.


E para a internet, existe o vitrinismo virtual?

Apesar de o visual ser a base de um comércio eletrônico, não existem vitrinistas especializados em lojas virtuais. Esse trabalho normalmente é feito por um profissional da área de tecnologia da informação.

Se depender da tendência do próprio mercado e a explosão do e-commerce, é bem possível que surjam vitrinistas especializados nesse tipo de plataforma. Fique atento!

 

6 competências essenciais para o trabalho de vitrinista

 

O trabalho de vitrinista requer algumas competências essenciais como a criatividade e organização.
O trabalho de vitrinista requer algumas competências essenciais como a criatividade e organização.

 

1. Criatividade e inovação – cada vitrine deve ser encarada como um desafio único e, de preferência, deve “contar uma história”.

 

2. Familiaridade com a moda e as tendências – é um grande diferencial para tornar a vitrine mais contemporânea e não errar em sua composição. Fazer a produção de manequins é uma técnica muito exigida pelos lojistas.

 

3. Persistência, organização e disciplina – muitos jobs acompanham calendários promocionais, então é preciso entregá-los dentro do prazo estipulado. Uma dica: sempre tenha o portfólio atualizado, isso transmite profissionalismo e passa mais confiança ao cliente.

 

4. Visão mercadológica dos produtos – para combinar os componentes de forma harmoniosa e atrair o cliente para a compra, é importante conhecer a psicologia das cores e dominar as ferramentas e os elementos de fixação para os objetos decorativos.

 

5. Desenvolver uma visão estética – quanto mais apurada for essa visão, maior a capacidade de garantir a harmonia entre os componentes decorativos e o produto que será exposto. Conhecer uma grande variedade de materiais para a composição da vitrine facilita muito na hora de criar conceitos para seus jobs.

 

6. Aprendizado contínuo – como em qualquer carreira, estudar, conhecer o mercado e os concorrentes e estar antenado com as novidades tornam o profissional mais completo e competitivo.

  


Afinal, como é a formação de um vitrinista?

Para trabalhar como vitrinista, não é necessária a formação de nível superior, contudo muitos profissionais formados em publicidade, marketing, arquitetura e design de interiores têm procurado essa área.

Para quem deseja começar a atuar no setor, é possível buscar um bom curso livre para conhecer todas as etapas e os detalhes desse trabalho.

 

Simplesmente um luxo!

 

Trabalho de vitrinista: o mercado de luxo é uma das possibilidades de especialização na área.
Trabalho de vitrinista: o mercado de luxo é uma das possibilidades de especialização na área.

 

Como em outras profissões, há ainda formações específicas para diferentes nichos, como é o caso do mercado de luxo, em que os itens de decoração devem acompanhar a sofisticação dos produtos que serão expostos.

Nesse caso, o profissional aprende a criar projetos com padrões contemporâneos, com a possibilidade de trabalhar a identidade e a história de uma marca em sintonia com seus valores e imagem institucionais. Bacana, né?

E aí, se interessou por essa profissão? Você acha que teria sucesso nessa carreira?

Aproveite a valorização do mercado pelo trabalho de vitrinista e siga em frente!

Boa sorte!

Colaboração:
Dorival dos Reis, docente do Senac Lapa Tito.


Comentários

Comentários