5 dicas de ouro para o 13º impulsionar sua vida profissional

dicas13O fim do ano chegou. E milhões de brasileiros estão de olho no aguardado 13º salário. Mais do que pagar os gastos típicos desse período, o benefício é oportunidade para você colocar as contas em ordem. Ou fazer uma reserva financeira. Ou, melhor ainda, realizar aquele velho sonho.

Dá também para “subir” na vida. Afinal, a chegada desse dinheiro extra pode ser o empurrãozinho que faltava para você fazer aquele curso que vem paquerando há tempos. Seja para incrementar o currículo ou dar novos rumos à vida profissional, educação é sempre um ótimo investimento.

Veja como usar o 13º para levar seus planos da teoria à prática:

  • O primeiro passo é avaliar o seu cenário financeiro atual e futuro. Você tem dívidas? Como estão os gastos mensais? Qual a previsão de contas para os próximos meses?
  • Se tem dívidas, é hora de priorizá-las. Os juros no Brasil estão entre os maiores do mundo, então o melhor é direcionar o dinheiro extra para quitar ou reduzir o débito. Estudar é ótimo, principalmente quando você sabe que suas despesas estão sob controle. Portanto, o equilíbrio financeiro dará mais tranquilidade para você planejar o ano que vem.
  • Muita gente usa parte do 13º para os presentes de fim de ano. Não é o fim do mundo. Mas desde que não seja por impulso e não comprometa sua vida financeira. Para isso, defina quanto pode gastar antes de sair comprando. E respeite ao máximo esse limite. Se você estiver para cair na tentação de gastar mais, pense: o que é mais importante, o presente ou a realização de meus objetivos? Portanto, ter as suas prioridades sempre em mente ajuda muito nesses momentos.
  • Um erro comum é usar o 13º para dar entrada em uma compra mais cara, tipo um carro, uma casa ou uma viagem. Pode parecer bom negócio a princípio, mas na verdade você estará fazendo uma dívida para os próximos meses (ou anos). Se não for planejada com base no seu orçamento mensal, a compra pode gerar mais dor de cabeça do que satisfação. Sempre que possível, prefira pagamentos à vista.
  • Por falar nisso, pagar à vista rende descontos. Muitas prefeituras abatem até 5% do IPTU quando você escolhe a parcela única, por exemplo. Também dá para conseguir boas reduções se você pagar à vista cursos profissionalizantes e especializações. O importante é: conheça e avalie todas as opções para, então, decidir o caminho mais vantajoso para o seu bolso.

Viu, planejamento é tudo! Com organização, dá para aproveitar as festas sem exageros e buscar, com muita paz, a realização dos sonhos para 2017.

Colaboração: Rodrigo Mantovanelli, docente do Senac Jabaquara.

Comentários

Comentários