
Vinho, cerveja ou cachaça? Qual a melhor escolha de bebidas para eventos?
Sempre é tempo de confraternizar. Seja um amigo secreto com os colegas, aniversário, a ceia de Natal ou Réveillon… Todos momentos de alegria e festivos, mas vamos combinar: se você é o anfitrião, dá um trabalhão pensar nos detalhes e providenciar tudo, não é?
Escolher as bebidas, por exemplo. Pode ser difícil optar por um vinho que caia bem com a comida servida, ou uma cerveja diferente que agrade aos convidados. E cachaça, será que combina? Para ajudá-lo nessa missão, reunimos algumas dicas!
Dicas de bebidas para eventos
Vinho
Procure considerar o contexto em que será consumido. Para acompanhar pratos mais encorpados e gordurosos, os tintos são mais indicados, enquanto comidas leves – aves, peixes magros e vegetais – harmonizam bem com vinhos brancos ou rosados, refrescantes e frutados. Na sobremesa ou com queijos, são boas opções o Moscatel Espumante ou vinhos doces de colheita tardia, Vinho do Porto, Moscatel de Setubal e Moscatéis tipo Asti.
Para bebericar na praia ou piscina, a sugestão é um espumante ou vinho branco leve, com teor alcoólico mais baixo. Uma ideia para surpreender os convidados: coloque no freezer alguns bagos de uva tipo Itália branca, Ruby rosada ou escura e use-os como pedras de gelo.
Lembre-se:
- Prefira os vinhos com a palavra ‘fino’ no rótulo (vinho tinto fino seco, vinho fino meio seco, vinho branco fino seco, etc.). Produzidos com uvas vitis viníferas, resultam em bebidas de melhor qualidade.
- Não tenha medo de errar. Invista nos vinhos de sua preferência e, se couber no orçamento, compre também outros tipos para provar.
Cerveja
Que tal sair do tradicional e experimentar as cervejas especiais? Para serem consumidas em menor quantidade, oferecem grande variedade de aromas e sabores.
As com maior presença de lúpulo e encorpadas (como as India Pale Ale (IPA), American IPA, as Bitter, Strong Porter) são mais adequadas para pratos salgados. Com queijos, carnes e embutidos, caem bem as cervejas mais maltadas e as adocicadas (Bock, Stout, Blond Ale, Brown Ale). Comida oriental combina com as de trigo. Na sobremesa, experimente ousar com as Stout, Sweet Stout, Fruit Lambics, Chocolate Beer e Coco Beer, por exemplo.
Cachaça
Dá para consumir como aperitivo ou digestivo após a refeição. De preferência em doses reduzidas, já que tem alto teor alcoólico.
Cachaças brancas, puras e sem passagem por madeira podem ser usadas em drinks, como a famosa caipirinha. Já as que passam por umburana são bem aromáticas e podem acompanhar muitos pratos assados. As envelhecidas em carvalho ficam em pé de igualdade com vários conhaques e brandies. E as que passam por madeiras mais neutras, como ipê, amendoim, grápia, são harmônicas e macias no paladar.
E mais:
- Use cachaças também para flambar e temperar carnes, como cabrito, pernil, tender, chester, frango, etc.
- No preparo de sobremesas, elas podem substituir os conhaques.
Por fim, uma das dicas mais importantes: não se estresse. Aproveite para experimentar, ousar e usar a experiência como referência para futuras ocasiões.
Colaboração:
Agilson Gavioli, docente do Senac São Bernardo do Campo.