Economia de água também reflete no bolso. Saiba como poupar.

economia_agua_dinheiro

Após uma série de quedas, este ano, o Sistema Canteira registrou, pela primeira vez na história, nível de fornecimento abaixo de 10%.

Com o objetivo de evitar o racionamento, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o governo estadual, responsáveis pelo abastecimento, tomaram algumas medidas para estimular a redução do consumo. Por exemplo, o programa de bônus por economia de água, que desconta 30% na conta das residências que reduzirem o consumo em 20%.

Confira algumas dicas da Sabesp para evitar o desperdício de água:

  • Louça: ensaboar a louça com a torneira fechada evita o desperdício de 97 litros (em casa) ou 223 litros (em apartamento).
  • Roupa: no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as peças. A cada 15 minutos de torneira aberta o gasto de água é de 270 litros (o dobro de um ciclo completo de lavagem em uma máquina com capacidade de 5 quilos).
  • Chuveiro: um banho de cinco minutos, fechando a torneira para se ensaboar, deixa de gastar 90 litros (em casa) ou 162 litros (em apartamento).
  • Quintal e calçada: Se a necessidade é varrer o piso, tirar as folhas e o lixo, use uma vassoura. A cada 15 minutos de mangueira ligada, 279 litros de água vão embora.
  • Carro: Lavar o carro com balde economiza 176 litros.
  • Plantas: Regue as plantas com um regador ou mangueira com esguicho-revólver, pela manhã ou à noite, para evitar a evaporação; a economia é de 96 litros.
  • Vazamentos: Verifique suas instalações, faça testes de vazamento e poupe água e dinheiro. Por exemplo, um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça 3,2 mil litros de água em um dia.

Conheça os cursos na área de meio ambiente oferecidos pelo Senac São Paulo.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_31″]

Comentários

Comentários