Como estudar para o vestibular com eficiência: conheça 8 dicas

Tudo que você precisa fazer para criar uma estratégia de estudos eficiente para conquistar sua aprovação.

estudar para o vestibular
Estudar para o vestibular com eficiência é um dos desafios dos estudantes que se preparam para o vestibular.

 

Não é novidade para ninguém que passar no vestibular exige esforço e disciplina.  Mas, como estudar para o vestibular com eficiência?

Haja fôlego e foco para dar conta desse desafio, não é mesmo? São horas dedicadas a entender todo o conteúdo obrigatório, conhecer as regras e o estilo da prova e ainda ficar de olho nas atualidades.

Por isso, o primeiro passo dessa jornada é colocar em prática a organização. Afinal, é muita coisa para fazer ao mesmo tempo e deixar tudo em ordem te ajuda a seguir na direção certa.

Estudar para o vestibular não precisa ser um sofrimento. E planejar as tarefas te auxilia também a manter o equilíbrio.

Não importa se você faz cursinho ou está estudando por conta própria para a prova, as dicas abaixo valem para qualquer estudante que quer alcançar boas notas em exames. Até porque organização e dedicação são sempre bem-vindas em todos os casos.

 

8 dicas para estudar para o vestibular com eficiência

 

1 – Escolha um lugar ideal

Um ambiente arejado com boa iluminação, móveis confortáveis e sem muitos ruídos te ajuda a manter o foco e diminuir distrações. O quarto costuma ser o espaço preferido dos vestibulandos, mas bibliotecas públicas, por exemplo, podem ser uma opção interessante.

 

2 – Crie um cronograma de estudos

Planejar te ajuda a aproveitar ao máximo as horas que você tem. Faça um cronograma semanal com horários da sua rotina e as disciplinas que serão estudados em cada dia. Imprima e deixe visível.

 

3 – Defina uma estratégia

Uma dica é começar dividindo os estudos em três fases:

– leia todo o conteúdo obrigatório e faça resumos;
– Dedique-se às disciplinas mais difíceis;
– Leia os resumos e foque nos seus pontos fortes.

 

4 – Separe todo o material

Escolha e reúna os recursos que irá utilizar para todas as disciplinas de acordo com o seu jeito de aprender: livros, apostilas, simulados, videoaulas, podcast, etc. Tenha sempre em mãos cadernos para fazer anotações e resumos, e fique por dentro nas notícias e temas da atualidade.

 

5 –  Organize seu tempo

Defina quantas horas de estudos serão necessárias por dia e cumpra o seu planejamento. Não se esqueça de dar pausas para tomar água, se alimentar, esticar as pernas e descansar.

 

6 –  Entenda como você aprender melhor

Ler, escrever, assistir ou ouvir. Cada pessoa tem um jeito de aprender. Descubra qual o seu, saiba quais materiais facilitam seu aprendizado e crie eu próprio método de estudo.

 

7 –  Estude de diferentes formas

Além de ler o conteúdo, explore outras formas de aprender. Faça exercícios, simulados e pesquisas na internet. Para complementar seus estudos, estimule sua memória visual, criando palavras-chave, desenhos, mapas mentais, destaques no caderno e resumo em tópicos.

 

8 –  Participe de grupos de estudos

Ter o apoio de outras pessoas na mesma situação que a sua – em encontros presenciais ou virtuais e interações em grupos em redes sociais – pode te ajudar a tirar dúvidas, traçar estratégias para evoluir, além de manter sua motivação.

 


 

É normal que esse momento da vida traga muitas dúvidas, mas uma coisa é certa: quem estuda sempre se dá bem no final. Então, você está no caminho certo!

Conheça os cursos de graduação do Centro Universitário Senac.

 

Aproveite as dicas e bons estudos!

 

 

 

Comentários

Comentários