
Você já pensou em fazer uma faculdade de Educação Física?
Então, fique por dentro de informações fundamentais sobre essa área que vão fazer você conhecê-la melhor. De quebra, confira quais são as oportunidades para profissionais com essa formação.
Conheça 8 mitos e verdades sobre
a faculdade de Educação Física

1) Preciso gostar de praticar exercícios físicos para fazer uma faculdade de Educação Física?
Quem trabalha com Educação Física precisa ter afinidade com a área. Apesar de o movimento ser o foco principal do curso, a área de educação física é bem ampla, e essa afinidade pode se estender em atuações diversas, contemplando gostos variados. Não esquente a cabeça.
2) Preciso estar em forma e ter uma vida fitness para atuar na área?

Embora exista o estereótipo de que profissionais de Educação Física sejam pessoas em forma, elas não precisam ser necessariamente fitness. Afinal, não é necessário ter um perfil de atleta para treinar, orientar e acompanhar uma pessoa nas atividades físicas.
3) O que eu vou aprender na faculdade é basicamente praticar esportes?

Muitas pessoas acham que fazer faculdade de Educação Física significa treinar e ficar na academia o dia todo, e que, por isso, a faculdade é fácil. Não é nada disso. No curso de Educação Física, você tem uma formação bem completa, o que inclui o estudo multidisciplinar em diferentes áreas do conhecimento, unindo teoria e prática.
Afinal, não se pode falar em atividade física sem conhecer o funcionamento completo do corpo humano, não é verdade?
4) Uma boa parcela de quem faz Educação Física é de ex-atletas?

Uma parte de quem entra na faculdade de Educação Física já foi atleta. Como trata-se de uma carreira curta, ex-atletas buscam uma formação com conhecimentos técnicos para continuar trabalhando e fazer o que gostam e entendem. Assim, seguem atuando como no treinamento e no preparo físico de outros atletas ou dando aulas.
5) A carreira de profissionais de Educação Física é curta como a de atletas?

A carreira de atletas é curta, porque eles se submetem a treinos com esforço máximo para conquistar alto desempenho. No entanto, isso não acontece com profissionais de Educação Física. Isso porque eles não vão treinar, mas orientar a prática, prescrevendo treinamentos e demais práticas esportivas.
6) A maioria das oportunidades de trabalho está nas escolas e academias, e o salário é baixo?

É verdade que muitas pessoas com essa formação estão em escolas e academias, mas há um amplo leque de possibilidades de atuação. Aliás, essa é uma das vantagens de fazer faculdade de Educação Física. Você pode atuar também como docente de diversas modalidades, especializando-se, por exemplo, em tênis, surfe, escalada, corrida, entre outras.
Com isso, pode trabalhar dando cursos e promovendo atividades em prefeituras, centros de formação, empresas, instituições diversas, hospitais, etc.
Vale lembrar ainda que, nesse sentido, você também pode empreender e abrir o próprio espaço de atividades e treinamento.
Sobre salários, a variação é grande, dependendo do local de atuação. Logicamente, as melhores oportunidades estão com as pessoas mais bem formadas, especializadas e empreendedoras.
7) É verdade que muitas pessoas fazem Educação Física como segunda faculdade?
Este perfil reúne pessoas que buscaram uma primeira formação atendendo uma demanda do próprio emprego, um pedido dos pais, ou mesmo porque não sabiam exatamente qual curso fazer. Nesses casos, após terminar a primeira faculdade, conquistar a estabilidade financeira e mais maturidade, decidem seguir, enfim, a profissão que promova uma realização pessoal.
8) Eu sempre estarei em forma e com a saúde em dia por trabalhar nesta área?

Isso depende da própria pessoa porque, no dia a dia de trabalho, ela vai orientar e acompanhar os exercícios, o que não significa praticá-los.
Ou seja, você observa a execução, demonstra como se faz, corrige se for necessário, incentiva e oferece apoio motivacional.
Até chega a acompanhar alunos em alguns exercícios, mas essa não é a regra. Por isso, estar em forma depende de uma série de fatores, mas não está vinculado à profissão.
Viu como são amplas as possibilidades desta carreira? Sem dúvida, quem opta por esta formação pode conquistar espaço no mercado e se realizar fazendo o que gosta.
Invista nos seus sonhos e siga em frente.
Conheça o curso de graduação em Educação Física do Centro Universitário Senac.
Que tal conhecer o Centro Universitário – Campus Santo Amaro?
Faça agora um tour virtual!
Colaboração:
Lívia Cristina Toneto – Coordenadora do curso de graduação em Educação Física do Centro Universitário Senac.