4 oportunidades de trabalho para quem faz uma faculdade de Estética

Confira algumas possibilidades de atuação profissional para quem opta por um curso superior nesta área.

Beautiful Woman Face Portrait. Beauty Model. isolated on white
Oportunidades de trabalho para quem faz a faculdade de Estética

Pensando em fazer uma Faculdade de Estética?

Você sabia que o mercado de beleza brasileiro começou a despontar entre 2010 e 2014, quando registrou um crescimento relevante de 567%

Dado registrado pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).  

Desde então a área tem ampliado seus públicos para além do feminino. 

Outra constatação é que cada vez mais as pessoas querem chegar bem à terceira idade, o que as leva a consumir cosméticos e serviços.

Com isso, o número de empresas aumenta e, consequentemente, as vagas no mercado de  trabalho também. 

4 oportunidades de trabalho para quem faz a faculdade de Estética


1- Clínicas de tratamento de estética

 

Faculdade de estética - Clínicas de tratamento de estética
Faculdade de estética – Clínicas de tratamento de estética.

 

Se você já trabalha ou pretende atuar em clínicas de tratamento de estética, a formação na área de beleza e estética traz uma bela atualização para o seu currículo, para aprender e aprimorar diferentes técnicas, tais como:

  • radiofrequência;
  • ultracavitação
  • drenagem linfática;
  • massagem modeladora;
  • tratamentos com laser, led, luz intensa pulsada;
  • cuidados pré e pós-operatório.

Todas essas técnicas são realizadas, de forma geral, para uma melhor estética do corpo – seja no combate à flacidez, estria, celulite, retenção de líquidos, entre outros – e também para auxiliar no emagrecimento.

E diante de tantas opções, é importante ter o domínio tanto de práticas manuais (muito valorizadas na Europa) como de práticas de equipamentos (bastante valorizadas no Brasil).

Resumindo, uma formação superior em estética te dará uma visão ampla sobre bem-estar e visagismo, que é a arte de valorizar a imagem de uma pessoa a partir das suas próprias características.

 

2- Abrir a sua própria clínica

 

Faculdade de estética - Clínica própria
Faculdade de estética – Clínica própria

 

Você sabia que abrir o próprio negócio é um sonho bastante comum de quem busca a área de estética?

Boa parte de quem já está na área ou sonha em ingressar nela tem o desejo de oferecer serviços de beleza e estética em um local próprio.

Para isso, é essencial que as pessoas conheçam as técnicas e tenham preparo administrativo, o que requer conhecimentos específicos. E nada melhor do que uma formação superior para isso.

 

3- Feiras e congressos

Por gerar muitos negócios, a área de estética e beleza é tema de diversas feiras, eventos e congressos, onde são apresentados estudos do setor, tendências e novas tecnologias.

Em São Paulo há pelo menos, anualmente, cinco importantes eventos no calendário da cidade.

Nesses eventos, abre-se um leque de possibilidades de trabalho que vão desde ministrar cursos, palestras e workshops até atuações com produtos cosméticos e equipamentos.

 


Diante de tanto dinamismo, o mercado demanda um perfil profissional, que seja  atualizado, crítico e atento às tendências da área e do setor.


 

4- Indústria de cosméticos

 

Faculdade de estética - Indústria de cosméticos
Faculdade de estética – Indústria de cosméticos.

 

E como esse mercado é bastante movimentado, a indústria tem que acompanhar esse ritmo. Por isso, há boas oportunidades de carreira nas empresas de cosméticos, onde as pessoas podem atuar em diversos setores, como nos laboratórios, na parte de testes, e também dando suporte técnico necessário a novos produtos no mercado. 

É possível contribuir, portanto, com todas as etapas do processo:

  • estudo;
  • desenvolvimento;
  • análise;
  • promoção;
  • representação;
  • divulgação;
  • treinamento.

Mas, afinal, é possível estudar para seguir a carreira em estética?

A Faculdade de Estética e o perfil dos alunos e alunas

Quem busca essa faculdade deseja crescer na carreira, quer se profissionalizar no final do curso, abrir um negócio e empreender. Inclusive, uma boa parte está na segunda graduação, ou cursando a pós-graduação, por ser algo que sempre quis fazer por realização pessoal. 

Os cursos do Senac

O Senac oferece dois cursos superiores na área de estética. O Bacharelado em Estética e Cosmética, de três anos e meio, voltado para atuação com pesquisas na área e a prática profissional, e o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, com três anos de duração, que forma  profissionais para a atuação prática.

Conheça diferença entre cursos de tecnologia e bacharelado.

 


No Senac, o que mais se observa é que estudantes se dedicam para valer e, de fato, gostam do que fazem.


 

Se você pensa em ter o próprio negócio, saiba que o tema empreendedorismo é bastante trabalhado nos cursos, dando suporte e conhecimento para que a pessoa possa se desenvolver e atuar de forma segura e assertiva no seu próprio negócio. Aliás, uma das disciplinas ensina, por exemplo, como montar uma clínica.  Já pensou?

 

Cara a cara com o mercado

 

Beautiful woman with evening make-up and long straight hair . Smoky eyes. Fashion photo. Picture taken in the studio on a green background.
Faculdade de Estética: a participação em feiras e eventos complementa a formação.

 

 E para fazer com que os alunos e alunas fiquem frente a frente com a área, o Senac promove com frequência visitas a grandes eventos de beleza e estética e realiza dois encontros anuais com especialistas da área, empresas cosméticas, de serviços e de equipamentos, que apresentam as novidades do mercado.  Bacana, né?

Além disso, todo ano o evento Encontro Senac de Estética e Cosmética aborda temas que esclarecem as dúvidas mais frequentes de grupos estudantis. Nas últimas edições foram abordados assuntos de estética relacionados a envelhecimento, gestantes, pele negra, etc. E, para isso, participam palestrantes com bastante propriedade científica.

____________________________

Depois dessas informações, agora você já pode pensar melhor em como colocar seus objetivos em prática, afinal, há muita demanda por pessoal qualificado, com boa formação e vontade de empreender.

Uma dica final: como a área lida com as expectativas do público sobre os serviços, vale lembrar que a estética é algo muito desejado, mas não se deve correr atrás da beleza a qualquer custo. Isso demanda responsabilidade, o que envolve diretamente profissionais da área.

Confie no seu trabalho e boa sorte!

 


 

Que tal conhecer o Centro Universitário – Campus Santo Amaro?
Faça agora um tour virtual!

 


 

Colaboração:
Isabella Tereza Ferro Barbosa, coordenadora dos cursos superiores de Estética do Senac (Bacharelado e Tecnologia). 

Comentários

Comentários