
Você já pensou em fazer uma graduação EAD?
A educação a distância (EAD) vem crescendo no Brasil e no mundo. E sabe por quê? Porque essa é uma excelente alternativa para quem não tem muito tempo nem disponibilidade de estar em determinado lugar para estudar.
Aliás, você já reparou que a tecnologia tem ampliado as possibilidades de adquirirmos conhecimentos? A EAD tem tudo a ver com isso, afinal, hoje, qualquer aluno pode fazer diferentes cursos a distância apenas utilizando um computador com acesso à internet.
Mas, apesar desse cenário tão positivo, ainda há muitas dúvidas sobre a efetividade e o reconhecimento de alguns cursos, principalmente em relação à graduação EAD.
Algumas diferenças entre graduação EAD e graduação presencial

A principal diferença entre um curso on-line e um curso presencial é que, no primeiro, o aluno estuda conforme a sua disponibilidade, sem ter que estar fisicamente ao lado de professores e colegas em um local e horário pré-estabelecidos.
Assim, ele pode adaptar o seu tempo disponível com as aulas. Ou seja, essa modalidade permite um gerenciamento do curso e isso beneficia demais quem procura por essa flexibilidade.
Inclusive, essa flexibilidade é um dos fatores que mais leva as pessoas a optar por esse formato de graduação. Mas atenção: essa independência e autonomia têm um preço. O aluno precisa cumprir os prazos pré-estabelecidos e ter muita disciplina!
Aliás, você sabia que uma graduação a distância pode servir como uma reciclagem de conhecimentos ou até como uma especialização em algumas áreas?
Saiba mais: Como um curso EAD pode me ajudar a crescer na carreira?
Uma das grandes vantagens de fazer uma graduação EAD é o fato de ela estar disponível para alunos do Brasil inteiro, tornando a troca de informações entre colegas e profissionais de diferentes lugares em uma experiência muito rica. Ou seja, com isso a network é muito mais potente!
Em uma faculdade a distância, o conhecimento é construído em conjunto, com perspectivas e realidades bem diferentes, em um espaço de encontro que é um diferencial dessa modalidade. Bacana, né?
Como funciona uma graduação EAD?
Em um curso de graduação a distância, a afinidade com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é muito importante. Esse é o local onde todas as aulas irão acontecer. Para se acostumar e se adaptar a esse espaço virtual das aulas, no Senac, o aluno passa por um período de ambientação.
Nessa etapa, anterior ao início do curso, a aluno acessa um passo a passo de como tudo funciona, o que ajuda muito na familiarização com a modalidade de estudo e dinâmica do curso.
Em uma graduação EAD, as aulas ganham formatos bem diferentes: os conteúdos são criados em forma de vídeos, jogos, aplicativos, entre outras formatos e ferramentas digitais.
Além disso, aulas ao vivo, via internet, tiram todas as dúvidas e geram uma construção coletiva de conhecimento. Isso ajuda os alunos a desenvolver melhor sua capacidade crítica.
Nesse sentido, eles também são convidados a participar das discussões a todo o momento. Ou seja, a forma de aprender é estruturada com várias possibilidades, tornando o curso bem dinâmico.
Conheça 9 mitos e verdades sobre um curso de graduação EAD

1 É mais fácil do que o curso presencial.
MITO.
O aluno que faz uma graduação EAD ou um curso on-line precisa ter ainda mais dedicação e disciplina, pois é ele quem gerencia o seu tempo de estudos.
2 É um formato que exige maior autonomia do aluno.
VERDADE.
O aluno é livre para estudar na hora e no local que quiser. Mas exatamente por ter essa liberdade, não pode deixar as coisas acumularem. Ele precisa cumprir prazos pré-estabelecidos e ter disciplina para dar conta do recado.
3 Não vou conseguir conversar de igual para igual com quem faz o curso presencial.
MITO.
Você, com certeza, vai poder conversar numa boa com colegas que fazem o mesmo curso só que na modalidade presencial.
4 A qualidade do curso EAD é inferior.
MITO.
Da mesma forma que um professor planeja a aula que vai dar num curso presencial, em um curso EAD acontece o mesmo. Inclusive, há toda uma equipe trabalhando nos bastidores dessa modalidade.
5 O diploma não vale para concursos públicos e não é reconhecido no mercado de trabalho da mesma forma.
MITO.
O diploma da graduação EAD tem exatamente o mesmo reconhecimento e importância. Não se preocupe com isso!
6 Os trabalhos em grupo são prejudicados.
MITO.
Além do Ambiente Virtual de Aprendizagem, aplicativos e outras ferramentas digitais permitem discussões em grupo do mesmo modo que encontros presenciais. Aliás, muitas vezes eles também facilitam bastante o contato e a troca de ideias.
7 O conteúdo é o mesmo de um curso presencial.
VERDADE.
No Senac, por exemplo, os dois cursos (presencial e EAD) têm o mesmo conteúdo! Muda apenas o formato de apresentação dos assuntos, sem perder os detalhes.
8 Não tem prova presencial.
MITO.
No Senac, há duas avaliações presenciais por semestre, realizadas no polo mais próximo ao aluno.
9 Na graduação EAD há pouco acompanhamento do professor.
MITO.
No Senac, o aluno tem todo o apoio que precisar com tutores on-line, que estão disponíveis para tirar todas as dúvidas e fazer os esclarecimentos necessários.
E aí? Você se sente mais preparado para encarar uma graduação EAD?
Conheça os cursos de graduação a distância do Senac!
Colaboração:
Adriana Clementino – Coordenadora da pós-graduação em Design Instrucional e integrante da Diretoria de pós-graduação e extensão – Senac EAD.