Início Moda e Beleza Por uma moda sustentável: já ouviu falar em Ecomoda?

Por uma moda sustentável: já ouviu falar em Ecomoda?

Moda sustentável
Moda sustentável: já ouviu falar em Ecomoda?

Seria possível ter uma moda sustentável?

Você já ouviu falar em “moda verde”, “design modular”ou “desperdício zero”? São ideias da Ecomoda.

O conceito está presente nas produções de marcas nacionais e internacionais, com a proposta de promover negócios sustentáveis.

A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo, por ser grande produtora de resíduos e responsável pela emissão de partículas e gases tóxicos.

Esses dejetos contribuem para mudanças climáticas, aquecimento do planeta, alagamentos, secas, piora da qualidade de vida e mudanças de comportamento social.

A moda é orientada por tendências: desde cores, tecidos, formas e estampas até atitudes e estilo de vida. As linhas têm vida curta e se renovam a cada coleção.

Diante disso, falar em sustentabilidade é um desafio. Ainda mais depois do sistema fast fashion (moda rápida), com valores acessíveis, produção acelerada e em grande escala.


Economia × meio ambiente

Para a sustentabilidade, existir é preciso. A ideia parece simples: parte-se o do conceito de continuidade, considerando as gerações futuras. Para isso, deve-se estimular a consciência social em relação ao meio ambiente e incentivar o consumo mais racional. Para se repensar a moda à luz do conceito de desenvolvimento sustentável, é preciso reconsiderar o ciclo de vida de seus produtos.


Ao consumidor final e além

O ciclo de vida do vestuário abrange todos os processos pelos quais o produto é submetido, da criação da fibra têxtil à entrega ao consumidor final (venda), passando por desenvolvimento do design (criação), confecção da peça, logística e distribuição.

O consumidor tende a usar a peça até o fim de sua vida útil, porém a lógica da indústria da moda é que a vida útil dos produtos não seja longa. Cada peça deve ser renovada a cada nova temporada.

Veja conceitos que jogam a favor da moda sustentável

 

  • Ecomoda (ou moda ecológica) – busca a redução do impacto ambiental na produção das roupas usando, por exemplo, corantes naturais para o tingimento;
  • Moda Ética – considera o meio ambiente e as condições de trabalho na indústria da moda e de seus consumidores;
  • Slow Fashion (moda lenta) – baseia-se na qualidade do processo de confecção, procurando maior conscientização do impacto da roupa no meio ambiente, falando desde o produtor da matéria-prima, passando pelo estilista e chegando ao consumidor final;
  • Green Label e Ecofriend – são rótulos que ajudam a divulgar práticas de sustentabilidade, mas, muitas vezes, são usados como estratégia de marketing, estimulando o consumo.


Três erres

Em boa parte, a sustentabilidade é focada no uso de materiais reciclados. Um jeito de minimizar o desperdício na indústria é tornar mais eficaz o encaixe dos moldes, evitando o descarte excessivo, e dar adequada destinação às sobras de tecido.

Enfim, você já percebeu que essas tendências permeiam o princípio dos “três erres” – reduzir, reutilizar e reciclar. Ele pode ser empregado, por exemplo, na redução do consumo de matérias-primas e de energia, reutilização dos produtos e reciclagem de materiais.


Conhece upcycling e customization?

São técnicas que otimizam a vida útil dos produtos:

  • Upcycling – reutiliza peças de roupas que seriam descartadas precocemente e, portanto, prolonga seu ciclo de vida. Remodelagens, aplicações, bordados e costuras são muito bem aceitos aqui.
  • Customization (personalização das roupas) – torna peças únicas, utilizando aplicações e itens diferentes e exclusivos, de acordo com as predileções ou necessidades do consumidor.

O Pinterest apresenta um jeito superfácil de entrar em contato com essas técnicas. Separamos dois exemplos para você dar uma espiada, ousar em criações e contribuir para a Ecomoda.

 

Upcycling: a calça vira um shorts, que ainda ganha pompons na barra.
Upcycling: a calça vira um shorts, que ainda ganha pompons na barra.

 

Exemplo de tutorial de customização de camisa do site Pinterest.
Exemplo de tutorial de customização de camisa do site Pinterest.

 


Comentários

Comentários