Qualificação profissional, autoconhecimento e satisfação

Nos momentos de crise, meu pai aconselhava: “Trabalhe e estude, meu filho!”. Eu sempre segui as palavras dele, buscando me qualificar e estar preparado para os desafios da vida.
Aliás, a própria palavra “qualificação” é a união de dois conceitos importantes: (qualificar+ação), que já confere uma atitude em relação a algo ou a alguém.

No mundo do trabalho, a qualificação é o que nos prepara para ampliar os conhecimentos, adquirir habilidades, valores e atitudes, formando as competências de um profissional completo. Na verdade, o estudo é o que nos garante diferenciais competitivos e fundamentais para conseguir um novo emprego ou conquistar aquela tão sonhada promoção.

qualificação profissional
Invista na sua qualificação profissional

Invista na sua formação

Atualmente, há diferentes possibilidades de qualificação. Você pode investir em uma formação superior ou, ainda, optar por cursos técnicos e livres, que oferecem programas mais enxutos e o inserem mais rápido no mercado de trabalho.
Outra dica: aprenda um novo idioma e esteja sempre muito bem informado. Essas são capacidades muito valorizadas hoje pelas empresas.

Dono do próprio negócio…

A qualificação também é condição essencial para quem sonha em abrir o próprio negócio. Além disso, o empreendedor é o profissional que desenvolve a capacidade de identificar oportunidades em ações reais, resolve problemas e lida muito bem com as situações complexas.

Tenha uma atitude empreendedora na sua vida. Você sabia que ter ideias inovadoras e criativas traz melhores resultados, além de valorizar o seu negócio ou seu cargo na empresa?

Portanto, seja proativo, criativo e acredite no seu potencial!

A importância da vida em sociedade

Mas não basta conquistar apenas a excelência profissional. As dicas de autodesenvolvimento não devem se resumir ao mundo do trabalho.
Vivemos em sociedade e há atitudes que são essenciais para a convivência: agir com bom senso, praticar a gentileza e exercitar a solidariedade.

Faça tudo com satisfação!

Para Freud, o pai da psicanálise, desenvolvemos a saúde mental quando nos preparamos para o amor e para o trabalho. Ou seja, seu trabalho deve significar muito mais do que cumprir um horário ou ganhar dinheiro para pagar as contas.
Significa, na verdade, ter prazer em realizar uma tarefa bem-feita, sentir-se útil à sociedade e promover o próprio crescimento.

Nunca esqueça! O profissional reconhecido é aquele que investe em seu crescimento pleno e integral.

Afinal, quem não quer a chance de mostrar seu potencial e obter sucesso como resultado de seu trabalho?

Em resumo: qualquer que seja o seu objetivo de vida, prepare-se para a mudança e comece, desde já, a construir o seu futuro!

Invista no conhecimento. Esse investimento você nunca perde!

Sucesso!

 

JURANDIR.SANTOS_SBC

Jurandir Santos é psicólogo, mestre em educação, pós-graduado em e-business e doutorando em psicologia da saúde e também gerente do Senac São Bernardo do Campo.

 

 

 


Comentários

Comentários