Início Carreiras Sonha ser ator ou atriz? Conheça 3 desafios da profissão

Sonha ser ator ou atriz? Conheça 3 desafios da profissão

Essa é uma carreira mágica, porém exige arregaçar as mangas para se ter sucesso. Conheça caminhos da formação e atuação para chegar lá.

ser ator ou atriz
Estar na plateia é o começo para quem ser ator ou atriz.

 

O sonho de ser ator ou atriz pode aparecer bem cedo na vida das pessoas. Pode surgir durante as primeiras peças de teatro na escola, nas brincadeiras com os amigos, até que um dia se torna um projeto de vida.

Mas, independentemente de como e quando desperta o desejo de ser ator ou atriz, as boas histórias dos profissionais que já atingiram o sucesso revelam ter sido uma realização natural. Muitos desses artistas admitem que nunca se viram em outra profissão.

O caminho de cada um inicia nas plateias, assistindo espetáculos e filmes dos atores e diretores prediletos. Mas sempre ciente de que a vitória exige vencer algumas etapas, como estudar, aprender a dinâmica do mercado, conquistar o primeiro papel e fortalecer a sua carreira.

Não tem jeito, tem de se dedicar se o desejo é ser ator ou atriz.

Mas antes de seguir nessa decisão, você precisa ter clareza em algumas respostas:

  • Quero ser famoso?
  • Será que tenho mesmo a vocação para atuar?

Anote algumas qualidades que podem ajudar você nessa avaliação, já que ser ator ou atriz exige alguns requisitos:

  • Curiosidade por assuntos diversos;
  • Comprometimento, determinação e responsabilidade;
  • Disciplina e criatividade;
  • Interesse por tudo o que acontece à sua volta;
  • Gosto pela leitura.

Sim, a lista é longa. Mas calma, no final, a principal ferramenta do ator é apostar nele mesmo, na sua capacidade intelectual, no jeito de ver o mundo, no conhecimento cultural e na própria vontade de estudar. Preparados?

Como você já sabe, atores ou atrizes são artistas que representam ou apresentam uma ação dramática ou cômica. E para isso, precisam criar seu próprio processo criativo, no qual:

  • Eles imaginam, elaboram, constroem, interpretam personagens por meio dos seus recursos vocais, emocionais e corporais. Seja a partir de textos próprios ou escritos por um dramaturgo.

Além disso, depois de uma certa experiência na atuação, é muito comum que atores e atrizes também desenvolvam outras habilidades para tocar projetos, desempenhando a função de produtores e diretores artísticos.

 

ser ator ou atriz
Para ser ator ou atriz é preciso determinação e disciplina.

 

Responda rápido: qual o seu ator ou atriz preferido (a)?

É muito comum admirar e até escolher algum profissional como referência.

Isso é bom, mas lembre-se que até mesmo os mitos percorreram um longo caminho e tiveram que superar muitos desafios até chegar no topo.

Uma boa dica de começo: entenda alguns detalhes do universo da formação e da própria profissão, e construa o seu caminho rumo à realização.

Reunimos a seguir os principais desafios para conquistar plateias e crescer no meio artístico.

 

Conheça 3 desafios de quem sonha ser ator ou atriz

 

curso de ator
O caminho para ser um ator ou atriz é o da formação profissional.

 

 

1 – Traçar uma formação profissional sólida  

O campo de formação para ser ator ou atriz é bem amplo. Você pode iniciar com programas temáticos de curta duração, especializações e até mesmo um curso superior.

Mas saiba que se optar pela formação técnica para ser ator ou atriz terá uma bagagem completa.

O curso adota um método que alia teoria e pratica. Com ambas acontecendo juntas, o aluno se familiariza com o dia a dia da profissão logo de cara.

Nessa linha, ele vivencia situações históricas, culturais e até exercita o autoconhecimento. Ou seja, desperta a sua consciência para formas de se posicionar como artista no mundo pessoal e profissional.

Aprende conceitos importantes para a profissão, como o surgimento do teatro até os dias atuais sem discriminar qualquer período e linguagem.

Se você escolher seguir essa carreira, também vai conhecer e treinar o corpo e a voz com especialistas e profissionais dessas áreas.

Outro ponto importante da formação, é o aprendizado sobre gestão, produção e tudo mais que envolve o fazer teatral e o cuidar do ser, despertando proatividade, autonomia, colaboração e integração.

Valores que o mercado leva em conta: formar um ator ou atriz, é formar e educar um ser humano sensível, preocupado com tudo que o rodeia.


Registro profissional e salário

Mas vale ressaltar que com o curso técnico, por volta de dois anos de duração, você já pode obter o registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho para atuar como ator ou atriz.

Uma boa notícia: é uma profissão regulamentada pela Lei nº 6.533 de 24 de maio de 1978.

Mas, quanto ganha um ator ou atriz? No Estado de São Paulo, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões (SATED) estabelece um piso e um teto para as funções dos profissionais relacionados ao trabalho do ator e do próprio ator.

Porém, o salário pode ser definido por projeto, tipo de trabalho, natureza, tempo e área de atuação.

Considerando isso tudo, segundo o sindicato, a média salarial para o ator gira em torno de 5,8 salários mínimos federais.

 

ator em cena
O desenvolvimento profissional não se esgota para quem quer ser ator ou atriz.

 

2 – Desenvolver qualidades e competências exigidas

Na verdade, a formação de ator ou atriz nunca se esgota. Sempre há o que se aprimorar. Dependendo do projeto e do personagem, você tem de estudar suas especificidades. E muito, para superar as expectativas exigidas pelo papel que vai desenvolver.

Seja atuar uma situação dramática, cômica, qualquer que seja, há muitas competências para se desenvolver. E você não pode ficar esperando. Tem de ir atrás.

Confira algumas delas:

  • Flexibilidade e capacidade de se transformar em vários personagens;
  • Agilidade e recursos técnicos para improvisar, criar personagens a partir dos estudos, interpretar com expressividade os seus recursos corporais, vocais e emocionais;
  • Reconhecer o ambiente de atuação e estar pronto para responder a contento;
  • Além do domínio técnico, é fundamental ter consciência da função social de ser ator ou atriz;
  • O ator ou atriz devem ser conscientes sobre si mesmos para divertir, entreter, educar, fazer refletir, sensibilizar, emocionar e dar veracidade ao personagem que incorporam.

 

ser ator ou atriz
Para quem quer ser ator ou atriz há muitas oportunidades de trabalho.

 

3 – Fazer a escolha certa diante das oportunidades de trabalho

Se você escolher ser ator ou atriz vai encontrar um mercado amplo, com muitas frentes de trabalho.

Mas essas frentes tornam-se valiosas quando você entende cada uma delas e sabe como atuar em uma ou em outra. Ou nas duas ao mesmo tempo.

É importante entender como transitar no meio artístico para agarrar as possibilidades de trabalho. Conviver entre artistas, produtores, ente outros, para fazer network é fundamental.

Fazer um curso técnico, por exemplo, é um bom caminho para estar entre profissionais e fazer esses contatos.

Marcar presença nas pré-estreias, apreciar os espetáculos, conhecer pessoas de área sempre ajudam na conquista de um bom trabalho.

O que não dá é ficar sentado. Nessa profissão, as oportunidades passam longe dos anúncios de jornais e revistas. Portanto, não é por aí que você vai se colocar no mercado.

Dessa forma, consulte as possibilidades se deseja ser ator ou atriz. Dá uma olhadinha no que você pode fazer se seguir a profissão:

  • Teatro;
  • Cinema;
  • Vídeos;
  • Rádio;
  • Publicidade e propaganda;
  • Arte educador;
  • Oficinas;
  • Dublagem;
  • Performer;
  • Preparação corporal, vocal;
  • Professor de atuação;
  • Treino de ator.

Vai de cada um escolher um caminho com que mais se identifica. Alguns profissionais conseguem desenvolver mais de um trabalho ao mesmo tempo: uma peça no fim de semana e uma novela durante a semana.

Tudo depende da complexidade de cada trabalho e do perfil do artista. Mas se dá para casar, por que não?

Só lembrando que cada um desses campos exige o conhecimento de linguagens específicas e as formas diferentes de atuação.

Perceba, então, que não tem muito jeito.

O ator ou atriz sempre estão estudando, pesquisando, treinando, enfim, se doando muito pela profissão desde o início.

Mas o importante é agarrar-se ao sonho de ser ator ou atriz, e vencer os desafios com muito empenho. E curtir o sucesso.

Colaboração:
Roberto Buongermino, coordenador da área de Comunicação e Artes do Senac São Paulo.

 


Comentários

Comentários