
Se você pensa em trabalhar com barbearia, a hora é esta!
Após uma fase de menor popularidade, as barbearias têm conquistado cada vez mais espaço na vida do homem moderno.
Na verdade, a tradição desse tipo de negócio nunca deixou de existir, apenas perdeu força depois da popularização da lâmina de barbear, que trouxe liberdade e autonomia para o homem fazer a própria barba.
Com a recente valorização da estética masculina no mercado de beleza, a visita às barbearias voltou ao cotidiano dos brasileiros – atraindo cada vez mais interessados em atuar na área.
Se você pretende trabalhar com barbearia, saiba que o momento é bastante favorável para quem está em busca de oportunidades!
Mercado de beleza masculina em alta

A vaidade e o cuidado com a aparência estiveram por muito tempo restritos ao universo feminino, muito por conta de rígidos padrões culturais criados pela própria sociedade.
Hoje, com preconceitos e barreiras pouco a pouco sendo superados, os homens estão mais à vontade para expressar seu visual e muito mais abertos às tendências relacionadas ao estilo e aos cuidados pessoais.
Esse novo comportamento, aliás, se reflete em números cada vez mais expressivos de um nicho que não para de crescer.
Veja isso: em 2016, o mercado de beleza para homens movimentou cerca de R$ 19,6 bilhões na economia brasileira, um crescimento de 14% em relação a 2011. Sabe qual o ramo que mais se destacou? Isso mesmo, o de barba, cabelo e bigode.
E as notícias boas não param por aí: a previsão da empresa de pesquisa Euromonitor International, que monitora o mercado em 80 países, é de que o setor de cuidados pessoais masculinos no país cresça aproximadamente 7% ao ano até 2019.
Se essa previsão for confirmada, o Brasil se tornará o maior mercado do mundo no segmento de beleza para homens, superando os Estados Unidos. Já pensou?
Origem da Barbearia: muito além dos cuidados com a aparência

Pouca gente sabe, mas os barbeiros surgiram na Grécia Antiga como especialistas em práticas de cura, fazendo extrações dentárias e pequenas cirurgias. Interessante, né?
A profissão foi se transformando e, desde o século 19, as barbearias passaram a ser um espaço para homens que buscavam mais do que só fazer a barba e cortar o cabelo.
Visitar periodicamente a barbearia passou a ser uma ótima oportunidade de convivência: encontrar os amigos, colocar os assuntos em dia e jogar conversa fora.
Hoje, a barbearia se tornou uma tendência de negócios e vem resgatando um pouco dessa tradição.
Muitos estabelecimentos oferecem serviços especializados de barba e cabelo, mas parte de uma experiência que reúne beleza, bem-estar e interação entre os frequentadores.
Para proporcionar esse atendimento diferenciado e adaptar a profissão aos dias atuais, as barbearias têm apostado em temas que costumam agradar a seus clientes.
Além dos métodos para cuidar do visual, alguns investem em decorações especiais e diferentes serviços.
Alguns exemplos:
- venda de cervejas artesanais;
- serviços de bar;
- mesas de bilhar;
- videogames;
- oficina de moto;
- atividades ligadas a competições esportivas, como exibição de jogos;
- venda de cosméticos masculinos;
- outros serviços estéticos, como limpeza de pele, depilação, podologia.
Com um atendimento diversificado e de qualidade, as barbearias conquistam e fidelizam a clientela masculina. E o melhor: cliente satisfeito costuma gastar mais e recomendar o estabelecimento a familiares e amigos.
Ficou animado? Então acompanhe as dicas que reunimos para quem quer investir nessa área.
Dicas para começar a trabalhar com barbearia

1 – Faça uma autoanálise
Antes de tudo, é importante observar e avaliar se você se enquadra no perfil para trabalhar na área. Duas características são indispensáveis:
• atenção;
• habilidades manuais.
Além disso, ganha pontos quem tem noções básicas de:
• geometria;
• desenho;
• estética.
2 – Procure um bom curso
No passado, era comum o aprendizado na área de barbearia passar de pai para filho. Hoje, o mercado pede um profissional com uma formação adequada – afinal, não dá para se arriscar a trabalhar com materiais cortantes sem nenhum tipo de preparo.
Em resumo, um curso sobre técnicas de barbearia aborda:
• biossegurança, produtos e ferramentas de trabalho;
• técnicas de corte de cabelo (com tesoura e máquinas);
• técnicas de corte de barba (com navalha e máquinas);
• visagismo (harmonia e estética voltadas para barba e cabelo, considerando linhas e ângulos do rosto do cliente).
Além disso, é no curso que ocorre o primeiro contato prático com as técnicas de barbear e cortes de cabelo. Esses exercícios supervisionados por um profissional experiente são fundamentais para uma boa formação.
3 – Busque outras possibilidades de aprendizado
Aproveite as oportunidades de estágio ou emprego para iniciantes. Fazer parte de uma equipe ajuda muito no desenvolvimento profissional.
4 – Prepare-se para treinar muito
Paciência e persistência estão entre os principais desafios para quem deseja entrar nesse ramo. Como é um trabalho que depende de habilidades manuais, as experimentações práticas são imprescindíveis para o processo de aprendizagem na área da beleza.
É preciso ter consciência de que nada é perda de tempo: praticar bastante é primordial para corrigir erros e se aperfeiçoar.
Portanto, um fator-chave para se desenvolver e evoluir na carreira é reservar tempo para treinar, treinar e treinar!
Conheça alguns cursos da área de beleza do Senac:
– Técnicas de Barbearia
– Cabeleireiro
– Cortes: cabelos femininos e masculinos
– Depilação Masculina
– Administração de Salão de Beleza
5 – Fique de olho nas novidades
Como em qualquer área, na beleza também é importante acompanhar as tendências. Sempre que possível, participe de feiras e acompanhe artigos e reportagens sobre inovações no segmento masculino.
Conhecer o que há de novo pode ser um diferencial na carreira do futuro profissional.
Onde é possível trabalhar com barbearia?
O mercado de trabalho na área não fica restrito aos estabelecimentos tradicionais. Veja as possibilidades de atuação:
- barbearias;
- salões de beleza que, de olho nesse nicho, criaram espaços exclusivos para atendimento masculino;
- escolas e empresas de treinamento;
- venda de produtos cosméticos;
- consultoria.
Curtiu? Inspire-se nessas dicas e vá em frente!
Boa sorte!
Colaboração:
Eduardo de Souza, docente da área de beleza do Senac São Bernardo do Campo.